Entrevista – Secretário de Meio Ambiente explica como está a situação do novo Canil de Lagoa Formosa um mês após a inauguração

O maior problema enfrentado pelo Canil é a superlotação. Atualmente o local está com aproximadamente 300 animais, muito mais do que a capacidade ideal.

Notícias | Lagoa Formosa

18 Março, 2024

0

 Entrevista – Secretário de Meio Ambiente explica como está a situação do novo Canil de Lagoa Formosa um mês após a inauguração


O novo Canil (abrigo para cães) de Lagoa Formosa foi inaugurado há pouco mais de um mês, mas o local já se encontra com superlotação de animais. Aproximadamente 300 cães de todas as raças e idades estão alojados no lugar, que fica na região de “Maxixe”, na zona rural da cidade. Nossa reportagem esteve lá na última quinta-feira (14/3) e conversou com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Matheus Bellini, que falou sobre adaptação e busca pela conscientização da população que abandona animais nas ruas (veja a entrevista):

 

A construção do novo Canil foi planejada para receber os cães conforme a necessidade de cada um dos animais, mas a superlotação tem atrapalhado esse processo. O espaço conta com área livre para cães machos e fêmeas castradas conviverem juntos, além de baias com fundos livres para o manejo de cada animal que necessite de isolamento momentâneo ou permanente e também baias de quarentena (veja vídeo).




“Alguns animais chegam até o canil em situação de doença terminal ou de abandono e com algum tipo de doença, por isso, temos que ter uma estrutura para recebê-los. Aqui temos uma farmacinha e um consultório do veterinário, onde está ocorrendo consultas”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente.


FATO NEGATIVO

O Canil municipal da cidade de Lagoa Formosa conta atualmente com aproximadamente 300 animais, número muito acima ao adequado para o local. De acordo com informações da prefeitura municipal, o excesso e o acumulo de animais acaba atrapalhando o manejo dos cães.


Outro fator negativo é o grande número de animais que chegam doentes, desnutridos ou com idade avançada. O maior desafio do canil é conseguir recuperar a saúde dos cães que chegam ao local com viroses, desnutridos, velhos ou com a doença do carrapato, sendo que todos esses quadros correm riscos de serem irreversíveis.


“Pedimos aos moradores da cidade e zona rural de Lagoa Formosa que ajam com consciência em relação ao abandono de animais nas ruas, sendo que muitos desses cães acabam sendo recolhidos pelo Canil, causando uma superlotação no local. O correto é fazer a castração deles para diminuir o aumento desordenado de animais”, disse Matheus. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (9)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)