Operação Agosto Lilas das Polícias Civil e Militar tem início em Patos de Minas

O Ligue 181, 190 e a central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial

Notícias | Policiais

01 Agosto, 2025

0

Operação Agosto Lilas das Polícias Civil e Militar tem início em Patos de Minas


O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

De acordo com a Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Dra. Tatiana Carvalho, os casos de violência contra a mulher em Patos de Minas têm mantido números semelhantes aos registrados no ano passado, ela ainda reforçou que as mulheres cada vez mais têm se conscientizado sobre os seus direitos e denunciado os seus agressores.


É importante dizermos que a violência sempre existiu,o que notamos é uma procura maior das mulheres, e isso é muito bom, porque hoje a mulher não aceita (a violência) como antigamente”. Disse. A violência é grande? Sim, nossos números são muito significativos, mas as mulheres têm ido atrás de seus direitos. “Acrescentou a delegada.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 181, 190 e a central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Chame a Frida

O “Chame a Frida” é uma assistente virtual, projetada para oferecer atendimento preliminar às vítimas de violência doméstica. Através deste sistema, será possível receber denúncias, prestar informações, agendar solicitação de Medidas Protetivas, entre outras opções de forma prática e eficiente.

Para utilizar o serviço, as vítimas podem simplesmente enviar a palavra “FRIDA” para o número de WhatsApp (34) 98419-3682. A assistente virtual irá oferecer as opções dos serviços disponíveis e, caso necessário, direcionará a vítima para uma conversa com um policial civil.

Casa da Mulher

A Casa de Mulher, em Patos de Minas, tem como objetivo oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de violência, proporcionando acolhimento e atendimento psicológico e social, orientação jurídica, além de oficinas de arte-terapia. A casa busca não apenas remediar as consequências da violência, mas também prevenir futuros atos de agressão, contribuindo para o fortalecimento das mulheres em nossa sociedade.

Importante frisar, que mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 181 ou 190 e denunciar uma agressão que tenham presenciado.

Confira a reportagem da Rádio Clube 98:

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais e Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)