Patos 1
Quinta, 31/07/2014

02:21

Prefeito de Patos de Minas Pedro Lucas reuniu a imprensa para anunciar benefícios para a cidade de Patos de Minas entre eles saúde pública

Patos 1 - Prefeito de Patos de Minas Pedro Lucas reuniu a imprensa para anunciar benefícios para a cidade de Patos de Minas entre eles saúde pública

 

O prefeito da cidade de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, realizou coletiva com a imprensa na tarde desta Sexta-Feira (01/03) para anunciar alguns benefícios para a população de Patos de Minas, principalmente na área da saúde dos servidores públicos municipais. A coletiva aconteceu por volta das 16h00 no gabinete do prefeito, na Prefeitura Municipal, no Bairro Eldorado. O Presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques, esteve presente.

O prefeito apresentou os três temas que seriam abordados na reunião, entre eles, o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB), reforma na Igreja de Santana de Patos, visita do Presidente da Copasa em Patos de Minas, e o Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas (FASERV).

IGREJA DE SANTANA DE PATAOS

De acordo com o Pedro Lucas, A Prefeitura de Patos de Minas vêm discutindo nas últimas semanas sobre estratégias e adoção de medidas para colocar a Igreja Matriz de Santana de Patos em funcionamento o mais rápido possível, valorizando desta forma o valor histórico, cultural e arquitetônico do bem. No último dia 20 de fevereiro, vários representantes da Administração Municipal visitaram o Distrito de Santana de Patos com o objetivo de promover discussões sobre a comunidade e, também, com o objetivo de buscar soluções para a restauração da Igreja.

Nesta mesma data, a Prefeitura Municipal recebeu uma boa notícia para parte da solução do problema. O Engenheiro Civil, José Eustáquio de Matos, nascido em Santana de Patos e atualmente morando em Curitiba – PR, ofereceu uma doação no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para auxiliar na restauração da Igreja. A doação foi enviada através de um cheque para Administração Municipal e, depois, entregue ao Bispo Dom Cláudio Nori Sturm. Prefeitura Municipal contrata 10 novos  médicos para atendimento a população através do programa PROVAB.

ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE DE PATOS DE MINAS

A Prefeitura Municipal contratou 10 novos médicos para atendimento para atendimento do SUS na cidade. A viabilização destes novos profissionais para o Município faz parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB, do Governo Federal. Os profissionais serão pagos diretamente pelo Ministério da Saúde, durante um ano, podendo ser renovado por mais um ano, sendo que o Município não terá nenhuma despesa na folha de pagamento desses profissionais.

A Secretaria Municipal de Saúde participará da avaliação. Os médicos trabalharão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendendo os Programas de Saúde da Família (PSF), em um regime de 32 horas por semana, sendo 8 horas por dia, de segunda a quinta-feira.Com isso, a administração municipal espera desafogar a concentração de atendimento na área da saúde em Patos de Minas, que atualmente fica concentrada em poucas unidades.

FUNDO DE ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Outro benefício anunciado é a regulamentação nesta sexta-feira (01/03), do processo de prestação de serviços de saúde aos beneficiários do Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas. O FASERV, criado pela Lei 4.787 de 11 de novembro de 1999, é de livre filiação e participação, tendo por finalidade proporcionar assistência médico-hospitalar, odontológica e outras, a seus associados e dependentes, bem como financiar os custos e tratamentos não acobertados pelo mesmo.

A prestadora de saúde que mantinha a celebração do contrato de prestação de serviços de assistência médico-hospitalar com o Município de Patos de Minas, a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, efetuou uma notificação extrajudicial em novembro de 2012, tendo ela estipulado um prazo de 60 (sessenta) dias para a rescisão do contrato, pois não tinha interesse em renová-lo.

Desta forma, foi elaborado no início do mês passado um edital visando credenciar prestadoras de serviços de saúde (hospitais/clínicas), interessadas em celebrar contrato com o Município de Patos de Minas, para prestação de serviços de assistência médica. Assim, foi firmado um contrato emergencial por um período de 90 dias, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, ou perder sua vigência quando homologar um novo processo licitatório.

A partir de agora, o servidor público municipal poderá contar com atendimento em 4 (quatro) hospitais da cidade: Hospital São Lucas, Hospital Nossa Senhora de Fátima - HNSF, Hospital Vera Cruz e Hospital Dia Actual Clínica; além de uma clínica odontológica.

O servidor público municipal, que desejar se filiar ao FASERV, poderá comparecer a Prefeitura de Patos de Minas, na Rua Dr. José Olympio de Mello, 151 - Bairro Eldorado (1º piso), entre as 7h30min e 17h30min, de segunda a sexta-feira. Qualquer dúvida ou informação poderá ser esclarecida pelo telefone 34-3822.9882, ou ainda pelo e-mail faserv@patosdeminas.gov.mg.br.

 

 

 

Vanderlei Gontijo
juliana@patos1.com.br
02/03/2013

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br