Patos 1
Quinta, 27/11/2014

17:11

Descaso com praças e lotes vagos em Patos de Minas atinge toda cidade

Patos 1 - Descaso com praças e lotes vagos em Patos de Minas atinge toda cidade

A reportagem do Portal de Notícias Patos 1, percorreu no último final de semana (16/12) os bairros da  cidade de Patos de Minas e flagrou vários pontos em que os capins e os matagais estão cobrindo praças públicas. Nos lotes vagos e terrenos baldios a situação também é de abandono. As chuvas constantes contribuem para o rápido crescimento dos capins e dos matagais.

O descaso é tanto que em alguns lugares as gramas e os outros tipos de capins já deram até sementes. Em outros locais os matos e sujeiras em lotes vagos já atingem mais de 2 metros de altura. A Avenida Ivan Borges é um dos locais mais afetados pelo descaso, sendo que em alguns pontos o mato está até mesmo invadindo a pistas.

Moradores dos bairros, e até mesmo da região central estão sendo obrigados a conviverem com baratas, ratos, e outros animais peçonhentos que se proliferam devido à quantidade de entulhos. A situação dos matagais é antiga na cidade, principalmente por haverem centenas de lotes e terrenos baldios no Perímetro Urbano.

Na maioria das vezes quem joga esses entulhos são os próprios moradores que aproveitam para fazer uma reforma no final de semana e por ser pouco material, pagam os carroceiros que tem a função de jogar os entulhos em locais inadequados e fora do horário da fiscalização da prefeitura.

Os matos em lotes vagos ou passeios deixam uma impressão de cidade abandonada. A população deve fazer uma queixa na ouvidoria da Prefeitura, passando as informações do local e dos ricos para a comunidade. Os Moradores que residem ao lado ou mesmo em frente a lotes vagos, vivem sempre preocupados, sendo que é comum os locais serem usados por usuários de drogas, para consumirem a mesma.

Outra preocupação é de que os locais possam servir como criadouros do mosquito da dengue, sendo que nos lotes vagos podem ter garrafas e outros recipientes que acumulam águas paradas. Nesta época do ano, período de chuvas constantes os matos nos quintais e lotes vagos crescem rapidamente.

Em Patos de Minas existem muitos lotes e terrenos baldios, por isso, fica complicado a fiscalização de todos os terrenos. Segundo informações da Prefeitura Municipal, os donos dos lotes são notificados para fazerem a limpeza quando existe alguma denúncia ou reclamação junto ao órgão responsável. Se os proprietários não fizerem a limpeza dos mesmos, a prefeitura faz o serviço e cobra do dono do imóvel o valor gasto para realizar o serviço.  

Matéria e fotos: Vanderlei Gontijo
vanderlei@patos1.com.br
17/12/2012

Galeria de Fotos



COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br