Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade realizam projeto em prol da preservação da natureza

A exposição do resultado da ação foi realizada no dia 21 de setembro no pátio da escola

Regionais | Lagoa Formosa

02 Outubro, 2019

0

Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade realizam projeto em prol da preservação da natureza


Os alunos da Escola estadual Nossa Senhora da Piedade realizaram recentemente o projeto “Criança Cidadã – Ações Individuais, Benefícios Coletivos”.  As ações tiveram início no mês de fevereiro de 2019 e seus resultados foram apresentados no dia 21 de setembro (dia da árvore).

Participaram os alunos dos sextos anos matutino e vespertino e dos sétimos 70 e 73. De acordo com informações da professora de Geografia, Aparecida Cecília, a finalidade desse trabalho foi promover a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que tragam benefícios a natureza, como plantar uma árvore.

Ela conta que, outro pensamento para o projeto, foi estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição. Mas o resultado final seria como forma de comemorar o dia da árvore. “Lembrando que as árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para manutenção do equilíbrio de nosso ecossistema”, esclarece a professora.

Para dar vida ao tema proposto, os estudantes seguiram um cronograma apresentado pela professora. Inicialmente eles realizaram no mês de fevereiro o plantio de sementes de varias espécies de arvores. Durante os meses seguintes cada aluno cuidou de sua planta, inclusive fotografando-a e acompanhando o desenvolvimento da pequena árvore.

Cecília ressalta que esse cuidado com a planta fez com que “brotasse” em cada criança a semente da consciência ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos preparados para um futuro melhor, plantando, colhendo, preservando e servindo de exemplo para a comunidade de forma geral.

Por fim, no dia 21 de setembro, dia da árvore, as mudinhas que estavam em saquinhos, vasinhos e caixinhas foram transplantadas nos quintais das residências dos estudantes ou doadas. Ainda para apresentar o resultado final do projeto foi realizada exposição de fotos das plantinhas para a comunidade escolar, que ficaram à mostra nos pátios da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade. 

Fonte: Professora Cecília/Matéria: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS (0)