Aniversário - Lagoa Formosa completa no dia 1º de março 60 anos; coordenador de Cultura fala sobre a programação

Será realizada missa em ação de graças na Igreja Matriz e corte do bolo na Praça Nossa Senhora da Piedade

Notícias | Lagoa Formosa

27 Fevereiro, 2023

0

Aniversário - Lagoa Formosa completa no dia 1º de março 60 anos; coordenador de Cultura fala sobre a programação


A cidade de Lagoa Formosa completa nesta quarta-feira (01/03) 60 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar seu aniversário foi preparada pela prefeitura municipal uma programação especial. As atrações começam às 7h da manhã com celebração de missa em ação de graças na Igreja Matriz. Já a partir das 08h30 será realizado Ato Cívico Cultural e Recreativo, que neste ano acontece na Praça Nossa Senhora da Piedade, no Centro. O coordenador de Cultura, Lânio Braga, fala sobre a programação (vídeo).


Durante as apresentações, acontecerá a entrega das escrituras do Programa "Escritura na Mão do Povo", em conformidade com o Programa Federal de Regularização Fundiária Urbana. Também está previsto o lançamento do Festival de Música Lagoense (FEMUL), organizado pela Juventude Franciscana de Lagoa Formosa - JUFRA.


De acordo com o coordenador de Cultura, como já é tradicional, uma das atrações mais esperadas é o momento do corte e distribuição do bolo, que neste ano terá 60 metros de comprimento e será entregue gratuitamente a todos os presentes. Já a partir das 12h terá início a tradicional pescaria na lagoa, seguida de premiação para os pescadores que obtiverem os melhores resultados.

HISTÓRIA DA CIDADE:

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e plausível de moradia, muitos deles se fixaram no local e denominaram de "Lagoa dos Tropeiros", este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Reportagem e Fotos: Vanderlei Gontijo 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)