Apoiadores do voto impresso auditável foram às ruas de Patos de Minas neste domingo (1°) reivindicar transparência nas eleições

Neste domingo (1°) ocorreram manifestações em praticamente todas as capitais e em cidades do interior de todas as regiões do país. No Sudeste, por exemplo, houve atos em cerca de 40 cidades, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo

Notícias | Política

01 Agosto, 2021

0

Apoiadores do voto impresso auditável foram às ruas de Patos de Minas neste domingo (1°) reivindicar transparência nas eleições


O primeiro domingo de agosto de 2021 foi marcado por manifestações espalhadas por todo o país, a favor do voto auditável impresso.


Em Patos de Minas, a manifestação começou às 10h na Avenida Coronel Wesley Rodrigues Rosa, em frente ao 15º Batalhão de Polícia Militar. Na sequência, carros e motos seguiram em carreata pela Av. JK, Rua Major Gote, Av. Paranaíba, Av. Brasil, Av. Paracatu e Av. Getúlio Vargas. O ato se encerrou por volta das 12h na Praça do Coreto.

Foto:  Lélis F. Souza

Além da defesa do voto impresso, os manifestantes gritaram palavras de apoio à reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Grande parte das pessoas vestiam camisetas da Seleção Brasileira de Futebol e empunhavam a bandeira nacional.

Segundo um dos organizadores, Adrian Paz, a estimativa é que cerca de 1 mil veículos participaram. Ele alegou que devido aos semáforos, parte dos manifestantes ficou para trás. Um novo protesto ocorrerá em 7 de setembro e também defenderá o voto impresso.


Foto:  Lélis F. Souza


Foto:  Lélis F. Souza

Atos em todo o Brasil

As manifestações deste domingo (1°/08) ocorreram em praticamente todas as capitais e em cidades do interior de todas as regiões do país. No Sudeste, por exemplo, houve atos em cerca de 40 cidades, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Vila Velha, localizada na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.

Morador de Uberlândia (MG), Valmiro Mariano foi à manifestação pró-voto impresso realizada no município. O autônomo defende que a escolha do voto é livre, mas o eleitor ainda carece de certeza sobre a apuração, já que em todas as eleições há suspeitas de alterações nos resultados.

O Brasil e o mundo já sabem que votação tem que ser explícita para quem vota. O povo tem direito de tomar conhecimento daquilo que ele escolhe. O povo também tem o direito de conferir. E a única forma de usar esse direito é por meio do voto impresso”, considera.

Os manifestantes foram às ruas neste domingo reivindicar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Impresso Auditável, (PEC 135/19), que está sob análise da Câmara dos Deputados.

O texto determina que os votos registrados nas urnas eletrônicas sejam impressos em cédulas de papel. Após conferidos pelos eleitores, devem ser automaticamente depositados em urnas lacradas para fins de auditoria. O argumento de segurança, neste caso, se baseia, entre outros pontos, nas vulnerabilidades dos sistemas computacionais.

A matéria é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e por seus apoiadores. Atualmente, a proposta se encontra na comissão especial da Câmara criada para debater o tema.

A PEC havia sido derrubada pouco antes de os parlamentares entrarem no recesso legislativo. No entanto, por meio de um ato regimental, a base do governo conseguiu adiar a votação para depois da volta dos deputados aos trabalhos na Câmara, a partir desta segunda-feira (02). A expectativa é de que o texto seja votado na quinta-feira (05).

Fonte: Com informações de Patos notícias
 e Brasil 61

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)