Arte e Cultura de Patos de Minas inauguram o Balaio de 2013

Entretenimento | Eventos Culturais

24 Maio, 2013

0

Arte e Cultura de Patos de Minas inauguram o Balaio de 2013


Diversas manifestações artísticas abriram o 3° Balaio de Arte e Cultura na noite de 23 de maio. O espaço foi cuidadosamente arquitetado para receber dezenas de obras e espetáculos das mais diversas linguagens. Algumas exposições continuam até o fim dessa edição. É o caso do Balaio Visual, que reúne obras de artes plásticas, fotografia, literatura e artesanato. Espetáculos de dança, leitura dramática, teatro e muita música inauguraram a programação do evento. A secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, esteve presente para elogiar o evento e deixou registrado o apoio do governo para iniciativas culturais como a do Balaio.

A trilha sonora ficou a cargo do Balaio em Som. Durante toda a noite, diversos estilos musicais foram interpretados pelos convidados Vanessa Sousa e o Trio do Dom, o grupo Sujeito a Guincho e a Banda do 15º Batalhão da Polícia Militar.

Enquanto isso, a gastronomia oriental era representada no Balaio em Sabor. Igor Koiti e Dalva Queiroz, dos restaurantes Masedo e Shangai, respectivamente, ministraram oficinas de pratos típicos da cozinha japonesa, chinesa e tailandesa.

Para o escritor Wilson Pereira, a noite foi de autógrafos no Balaio em Letras. Autor de A Rãzinha que queria ser Rãinha, Pé de Poesia e Vento Moleque, Wilson lançou seu novo livro Reflexos do Tempo, uma parceria com o fotógrafo Antônio Nepomuceno, que também compareceu ao evento. O livro reúne poesias que se debruçam sobre a infância, cuja leveza, segundo o autor, deve permanecer sempre na memória.

A parceria do grupo Danza com a Fundação Cultural Alto Paranaíba (FUCAP) deu origem a uma encantadora adaptação do romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Em um mesmo espaço, dança, música e teatro se reuniram para contar a história do sertão e da luta daqueles que sofrem com a seca. Segundo a idealizadora do espetáculo, Rose Cantarini, a ideia surgiu quando, por um mero acaso, ela encontrou o livro de Graciliano Ramos em sua casa. Roberto Gonçalves e Alino Dias, o Soninho, também fazem parte da equipe da peça. “Vidas Secas” tem trilha sonora do grupo nordestino Cordel do Fogo Encantado, apresentações de dança de salão e a presença de atores que narram a história adaptada. Para o desfecho do espetáculo, um sanfoneiro e algumas canções de Luiz Gonzaga. De acordo com Cantarini, a intenção era homenagear o cantor, devido à comemoração do centenário de sua morte. A peça foi elaborada durante o segundo semestre de 2012.

Para quem não esteve presente ontem, o espetáculo também será exibido no dia 28/05, terça-feira, às 20h30, pelo Balaio em Cena.

A primeira noite dedicada à arte e cultura de Patos de Minas também levou ao público o Moçambique de São Benedito “Coroa do Rei”, com o Capitão Tião Vigário, a capoeira do Centro Físico Cultural Cordão de Ouro e a encenação de fragmentos da obra Estilhaços da Manhã, de Ricardo Marques.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (11)

COMENTÁRIOS (0)