“Blitz Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” será realizada em Patos de Minas

Delegada reforça para que as pessoas utilizem roupas e adereços de cor laranja

Notícias | Outros

23 Novembro, 2022

0

“Blitz Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” será realizada em Patos de Minas


Acontece nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Blitz Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento é uma iniciativa da Rede Patos – Grupo de Apoio às Vítimas de Violência e conta com o apoio da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). Ação parte da Praça do Coreto para a rua Major Gote com distribuição de materiais de orientação.

A organização da iniciativa pede para que os participantes, bem como os integrantes da Rede, usem roupas e adereços de cor laranja. Essa é uma referência à Campanha UNiTE lançada em 2008 pela Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que usava o slogan “Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora”.

Drª Tatiana Carvalho, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patos de Minas, explica que a Blitz tem intuito educativo e informativo, principalmente considerando os diversos casos de agressões e feminicídios na cidade e na região. Além disso, o evento acontece no Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, em que ações semelhantes acontecem por todo o mundo.

A delegada detalha que, na sexta-feira, o grupo fará uma concentração na Praça do Coreto às 8h30. Em seguida, a equipe seguirá para pontos de distribuição de panfletos informativos pela rua Major Gote, nos quais os grupos da Rede Patos vão conversar com a população no sentido de fornecer informações a respeito de violências e orientações sobre canais de denúncia.

“Às vezes a pessoa faz o boletim de ocorrência e acha que isso vai resolver. A grande maioria dos crimes, ela precisa comparecer à delegacia de polícia ou nos órgão públicos mesmo para ela fazer a representação. Ou, se for o caso, buscando informações sobre as medidas adotáveis, se há necessidade de requerer medida protetiva. O boletim de ocorrência por si só não vai assegurar os direitos da mulher”, explica Drª Tatiana Carvalho.

Até o momento, Patos de Minas registrou quatro homicídios cometidos contra mulheres que podem ser qualificados como feminicídios. Diversos casos desse tipo de ocorrência e de violências contra pessoas do gênero feminino têm sido registrados também na região, tocando a população tanto pela brutalidade quanto pela frequência dos crimes.

É importante ressaltar que, dentre as formas de denunciar ou pedir ajuda em caso de violência doméstica ou contra a mulher, é possível fazer isso entrando em contato com a Polícia Militar (190), Disque denúncia (181) ou Disque 100. Além disso, em Patos de Minas, o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência (CRM) presta serviços de acolhimento de mulheres em situação vulnerável.

Confira a entrevista completa:

Por: Otaviano Marques

Com informações: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Ministério da Saúde

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)