Bombeiros combatem incêndios em Patos de Minas e região; chamas ameaçaram veículos e atingiram residência

Com o período de estiagem se prolongando, o Corpo de Bombeiros reforça os riscos do aumento dos focos de incêndio e orienta moradores e produtores rurais

Notícias | Policiais

13 Setembro, 2025

0

Bombeiros combatem incêndios em Patos de Minas e região; chamas ameaçaram veículos e atingiram residência


Na tarde desta sexta-feira (12/9), o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Patos de Minas foi acionado para atender a três ocorrências simultâneas de incêndio em vegetação, tanto na área urbana quanto na zona rural do município.

Incêndio próximo ao estádio Bernardo Rubinger

O primeiro chamado aconteceu por volta das 13h, na Rua Fernanda Kristina de Sousa, bairro Ipanema, em frente ao Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. O fogo teve início em um terreno de aproximadamente 10 hectares, tomado por capim alto, seco e arbustos.

Devido à rápida propagação das chamas, duas equipes foram deslocadas para o local com caminhão de combate a incêndio e uma caminhonete equipada com kit específico para incêndios florestais. Como a área fazia divisa com duas empresas e um estacionamento de caminhões, além de veículos parados próximos à vegetação, a prioridade da operação foi confinar o fogo e evitar que atingisse os imóveis e automóveis.

Incêndio às margens da BR-365

Enquanto as equipes trabalhavam, os bombeiros receberam novo chamado de incêndio em um chacreamento às margens da BR-365, próximo à comunidade do Leal, cerca de 20 km da área urbana. O fogo atingiu uma residência, destruindo dois cômodos.
Uma guarnição foi enviada ao local com caminhão de combate, conseguindo controlar as chamas. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.

Incêndio em área rural no Arraial dos Afonsos

Simultaneamente, outra equipe foi mobilizada para a zona rural, a aproximadamente 17 km do quartel do 12º BBM, nas proximidades do Arraial dos Afonsos. O incêndio atingiu área de mata e pastagem, sendo debelado após intenso trabalho dos militares.

 Orientações dos bombeiros

Com o período de estiagem se prolongando, o Corpo de Bombeiros reforça os riscos do aumento dos focos de incêndio e orienta moradores e produtores rurais a:
  • Manter terrenos, fazendas e chácaras limpos, retirando o capim seco;
  • Evitar queimadas nesta época do ano;
  • Redobrar a vigilância entre 12h e 16h, quando o risco é maior;
  • Deixar equipamentos preparados para combate inicial, como tratores, bombas costais e enxadas;
  • Proteger animais e edificações em caso de incêndio, molhando o entorno ou fazendo aceiros de emergência;
  • Jamais combater o fogo sozinho, sempre atuar em dupla e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência.

Fonte: 12º BBM

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)