Candidatos retornam aos locais de provas em Patos de Minas para a segunda etapa do ENEM 2023

Resultado obtido pode ser usado para acesso à educação superior, no Brasil e em Portugal

Notícias | Educação

12 Novembro, 2023

0

Candidatos retornam aos locais de provas em Patos de Minas para a segunda etapa do ENEM 2023


A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu no dia 5 de novembro e, neste domingo (12/11), os jovens retornam aos locais de prova para finalizar a avaliação que ocorre em nível nacional.

Em Patos de Minas cerca de 3 mil inscritos munidos de garrafa d’água, barras de cereal, canetas esferográficas pretas, documento pessoal e algum nível de ansiedade, tiveram até às 13h para entrar onde o exame está sendo aplicado.


Em 2023, as duas etapas da prova são aplicadas em sete locais em Patos de Minas: Campus da FPM da Avenida JK; escolas Deiró Borges; Zama Maciel; Professor Modesto; UNIPAM; Colégio Da Vinci; e Abner Afonso.

Como de costume, os portões foram abertos às 12h e ficaram abertos até às 13h, sendo que o exame em si começou a ser aplicado às 13h30. Diferentemente da primeira etapa, no segundo dia de prova, os estudantes têm até 18h30 para finalizar a avaliação – meia hora a menos.

Além disso, as áreas do conhecimento cobradas nas 90 questões deste domingo são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias, compostas pelas disciplinas de Química, Física e Biologia; e
  • Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática.

Gabaritos e resultados

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os gabaritos oficiais das provas objetivas devem ser divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas avaliações, assim como os Cadernos de Questões.


Porém, os participantes que desejarem consultar gabaritos extraoficiais antes desse período podem sair do local de aplicação da prova com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da avaliação.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do ENEM 2023, em data a ser divulgada posteriormente, mediante acesso com login único na Página do Participante.

Os resultados individuais obtidos no ENEM podem ser utilizados para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e a programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. Sendo eles: SISU; FIES; ProUni; e ENEM Portugal.

Por Amanda Marques 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)