Cão foge de casa por causa de fogos de artifício do Reveillon, cai em bueiro e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Lagoa Formosa
Fred pertence a uma menina autista, que estava bastante abalada com o desaparecimento do animal. O cão foi entregue de volta à família após o resgate.
Na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, um cão foi resgatado de dentro de um bueiro na cidade de Lagoa Formosa. O animal, identificado posteriormente como Fred, havia fugido de casa na noite anterior, supostamente assustado pelo barulho dos fogos de artifício do réveillon. Após a fuga, ele acabou caindo na “boca de lobo”, em uma rua no bairro Planalto II.
Moradores que passavam pelo local perceberam a situação e acionaram voluntários da Associação Lagoense de Proteção aos Animais (ALPA). Os voluntários chegaram rapidamente e tentaram realizar o resgate utilizando cordas e outros materiais disponíveis, mas não tiveram sucesso em alcançar o cachorro com segurança. Diante da dificuldade, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado.
Com uso de equipamentos apropriados, os bombeiros retiraram as barras do bueiro e viabilizaram o acesso ao interior da estrutura. Uma voluntária desceu e conseguiu alcançar o animal, que foi entregue aos cuidados da equipe e dos moradores presentes. O cão estava molhado e assustado e molhado. Ele recebeu toalhas para se aquecer após ser retirado do bueiro.
Depois da divulgação do caso nas redes sociais, o
tutor do cachorro foi localizado. Fred pertence a uma menina autista, que
estava bastante abalada com o desaparecimento do animal. O cão foi entregue de
volta à família após o resgate.
A ação mobilizou moradores, voluntários e o Corpo de Bombeiros, que trabalharam de forma conjunta para garantir a segurança e o bem-estar do animal.
“Fica aqui um apelo: não soltem fogos de artifício. Conscientizem-se. Muitos animais sofrem, fogem e até perdem a vida por causa do barulho. Por fim, deixamos nosso mais sincero agradecimento ao Corpo de Bombeiros e a todos da ALPA, que não mediram esforços para salvar uma vida”, ressaltou uma voluntária da associação.
Após o cãozinho ser retirado do "buraco" os
voluntários solicitaram um cavalete junto à prefeitura municipal para isolar o
local, devido ao perigo de ocorrer novos acidentes. Os reparos no bueiro devem
ser realizados na próxima segunda-feira (5).
Fonte: ALPA
