Carmo do Paranaíba – Modo artesanal de fazer broa de massa de queijo se torna patrimônio imaterial cultural do município

Seu ingrediente especial e essencial é o queijo, muito típico da região.

Notícias | Outros

28 Novembro, 2022

0

Carmo do Paranaíba – Modo artesanal de fazer broa de massa de queijo se torna patrimônio imaterial cultural do município


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Carmo do Paranaíba tornam o modo artesanal de fazer broa de massa de queijo em Patrimônio Imaterial Cultural do Município.

De modo a ressaltar e enaltecer a culinária mineira, especificamente a da localidade, evidenciando ainda mais a mineiridade, acredita que essa história deve-se perpetuar ao longo dos séculos.

As receitas foram atravessando gerações e, muitas vezes, viram patrimônio de família. Quase todo mineiro tem uma mãe, uma avó ou uma tia que faz uma broa, um pão de queijo ou outra quitanda com aquele gostinho especial, que inspira afeto e tradição.

A Broa de Massa de Queijo tem o sabor do campo onde as famílias cultivam o hábito de servi-la acompanhada de um bom cafezinho. Seu ingrediente especial e essencial é o queijo, muito típico da região.


Essa quitanda mineira, muito conhecida em na região merece destaque, sendo guardada para as futuras gerações.

Por isso, a necessidade de efetivar essa quitanda como patrimônio da cidade.

DECRETO

O processo se deu através do Decreto Municipal n° 6.827, sendo homologado e registrado, tendo sua inscrição no Livro de Registros, conforme Lei Municipal n° 1.888, Capítulo III, Artigo 34.

Por Fernando Alvim

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)