Carreiros de Presidente Olegário chegam ao Santuário em Andrequicé, após percorrerem mais de 50 quilômetros

Os carreiros que saíram da cidade Presidente Olegário na última Sexta-Feira (08/08) chegaram neste Domingo (10/08) ao Santuário de Andrequicé. Dezenas de romeiros acompanharam a chegada dos carros de Bois ao local sagrado.
Foram mais de 15 carros de bois conduzidos por seus guias e candeeiros, apesar de cansados pelos três dias de viagem eles chegaram animados à porta da Igreja do Santuário onde receberam as bênçãos.
Todos os anos, carreiros percorrem cerca de 50 km em seus carros de bois, mantendo viva uma tradição centenária. Quando os fiéis escutam um som chamado de "baixão", que é o barulho ecoado pelas rodas dos carros de bois, os presentes ao local começam a se movimentar para acompanhar a chegada dos carreiros.
"É emocionante demais, pois esse som me faz relembrar da infância na roça, sempre acompanho a chegada dos carreiros e registro tudo para mostrar para meus amigos que não conhecem essa tradição” afirmou um romeiro que reside em Brasília, no Distrito Federal.
No primeiro dia de viagem eles percorreram aproximadamente 20 quilômetros, onde pernoitaram às margens do Rio da Prata. No sábado (09) foram mais 20 quilômetros percorridos com muita poeira, sol, mas claro muita animação, festa e muito companheirismo. Mais uma vez o “poso” foi às margens do rio, local denominado "Balsamo" onde os carreiros fazem a travessia do rio.
Já neste Domingo (10/08) os carreiros começaram os últimos quilômetros a serem percorridos, cansados sim, mas com muita fé em Nossa Senhora da Abadia, e é claro já batendo a saudade da aventura que está chegando ao fim, mas todos fazendo planos para o próximo ano.
Este ano ficou dividido, pois alguns carreiros haviam saído no início da semana."Mas o que vale mesmo é essa tradição ser mantida e a cada ano vem conquistando mais adeptos", concluiu um dos participantes.
Vale salientar que a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé é uma das maiores festas religiosas da região do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, e acontece na primeira quinzena de agosto. A Festa termina na próxima sexta-feira (15/08), sendo que até o final de semana são esperados mais de 60 mil fiéis na comunidade.
Fonte: Hamilton Amorim