Casos de dengue confirmados em Presidente Olegário chegam a 17 e assusta moradores

O número de casos confirmados de dengue em Presidente Olegário nos primeiros meses de 2013 assusta os moradores da cidade. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (05/04) aponta que 20 casos foram notificados no município e 17 foram confirmados como dengue clássica. Na comparação ao ano de 2013, o aumento é de 1.700% pois, no ano passado, apenas um caso foi confirmado. Os dados foram informados pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Cláudia Aparecida Souza Simões. O centro, Bairros Barro Preto, Planalto e Aeroporto concentram mais focos com larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, o combate ao mosquito foi intensificado. Desde março esta sendo realizado o mutirão contra a dengue. Os agentes já visitaram os Bairros Saltador, Santa Rita, Planalto, Centro, Aleixo Araújo e Setor Industrial. Outra ação da epidemiologia foi visita às escolas da cidade. O mutirão vai continuar na cidade e zona rural. Dia 8 de abril Bairro Dona Benta, dias 9,10,11, 12 e 15 de abril Bairros Andorinhas,Mateus Caixeta e Américo Caetano.
Já no dia 16/04 os agentes vão para o Distrito de Galena,17,18,19,22 e 23 de abril em Andrequicé, dia 24 Distrito de Santiago, dias 25 e 26 povoado de Taboca, dias 29,30 de abril, 2 e 3 de maio Distrito de Ponte Firme, dia 6 de maio povoado de Bela Vista, dia 7de maio Cruzeiro da Prata e encerra o mutirão no dia 8 de maio em Vargem Grande. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado. Conheça abaixo os quatro tipos de Dengue:
a) Dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
b) Dengue hemorrágica
As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.
c) Síndrome do choque associado à dengue
O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.
Diagnóstico
O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos). A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas. Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.
Recomendações
* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;
* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
Cláudia Aparecida Souza Simões ainda solicita a participação ativa da sociedade no combate as larvas do mosquito. “Pedimos ainda a população que caso tenha os sintomas procurar o PSF de seu Bairro ou pronto socorro para que seja tomadas todas as providências” disse a coordenadora.
Fonte: Vanderlei Gontijo