Com inúmeros bairros com abastecimento de água comprometido em Patos de Minas, COPASA diz que normalização pode demorar até domingo

O problema está acontecendo desde quarta-feira (08), quando uma carreta colidiu contra um poste de iluminação ocasionando a interrupção da captação de água do Rio Paranaíba.

Notícias | Meio Ambiente

10 Setembro, 2021

0

Com inúmeros bairros com abastecimento de água comprometido em Patos de Minas, COPASA  diz que normalização pode demorar até domingo


Pelo menos 16 bairros de Patos de Minas estão sem água ou com abastecimento intermitente nesta sexta-feira (10/09). Uma consumidora do Bairro Califórnia relatou à nossa redação, que na residência dela falta água desde quarta-feira (08). “Estou comprando água para beber”, afirmou.

Em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira, a COPASA informou que pode demorar até domingo (12) para a normalização total do abastecimento de água em Patos de Minas. Segundo a superintendente regional, Cristiane Carneiro, a falta de energia entre a tarde e o início da noite de quarta-feira causou o problema.


Equipe da Copasa concedeu coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (11).

Cristiane explicou que a COPASA não tem gerador fixo na estação de captação do Rio Paranaíba e que a empresa de locação demora até 24 horas para disponibilizar o gerador. Na quarta-feira (08) foi solicitado o gerador, só que a energia retornou antes, não sendo necessário a utilização.

A estação de captação do Rio Paranaíba ficou inoperante entre às 12h e às 20h de quarta-feira e com isso houve comprometimento do serviço na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Cristiane Carneiro,  ainda afirmou que o calor excesso também provoca falta d’água em virtude do alto consumo. Segundo ela, os mais afetados são os moradores de bairros mais altos. Ela implorou que todos economizem água, principalmente durante este final de semana.

Durante coletiva, também foi informado que não existe risco de falta d’água no Rio Paranaíba. Cristiane citou que o rio se encontra em um nível mais elevado que no mesmo período de 2020.

Obras de ampliação dos reservatórios e das redes de abastecimento de água estão em andamento. São investidos cerca de R$ 12 milhões pela COPASA. A previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2022.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), emitiu uma nota nesta sexta-feira e disse que conversa diretamente com a chefia da companhia em Patos de Minas e em Belo Horizonte. Ele também informou que o PROCON, através do coordenador, Rafael Godinho Nogueira, notificou a empresa. O órgão determinou que a água deverá ser totalmente restabelecida dentro de 24 horas. O prazo se encerra por volta das 18h deste sábado (11). Também foram solicitados relatórios sobre a causa do problema e as medidas preventivas e corretivas adotadas.


A notificação foi compartilhada nas redes sociais do prefeito. No documento, cita-se a possibilidade de punição em caso de não cumprimento, contudo não especifica quais sanções a COPASA estará sujeita.

FALTA DE ÁGUA EM PATOS DE MINAS

O problema teve início na quarta-feira (08) quando uma carreta bateu em um poste e interrompeu o abastecimento de energia elétrica na estação de captação do Rio Paranaíba, localizada no Bairro Cidade Nova. Segundo a COPASA, as bombas ficaram paradas do meio dia até às 20h. Na estação não existe gerador próprio e a locação de um equipamento levaria até 24 horas.


O acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (08/09) no Jardim Paulistano.

A Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Lagoa Grande, ficou inoperante durante a tarde e a noite de quarta-feira. No dia seguinte (09), à medida que os reservatórios esvaziaram, as torneiras dos consumidores secaram. O aumento do consumo pelo calor excessivo (máxima de 37º C) contribuiu para o agravamento da crise.

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (10), a COPASA informou que trabalha para normalizar o abastecimento e que a população deve economizar água. A previsão é que o abastecimento seja totalmente restabelecido no domingo (12). A superintendente regional, Cristiane Carneiro, informou que o Rio Paranaíba está com um nível superior ao mesmo período de 2020.

Lista de bairros com falta de água, segundo levantamento feito pela redação:

1.         Abner Afonso;

2.         Alto Caiçaras;

3.         Boa Vista;

4.         Campos Elísios;

5.         Califórnia

6.         Cidade Nova;

7.         Cristo Redentor;

8.         Gramado;

9.         Ipanema;

10.      Itamarati;

11.      Jardim Itália;

12.      Morada do Sol;

13.      Nossa Senhora de Fátima;

14.      Nova Floresta;

15.      Santa Terezinha;

16.      Sebastião Amorim.

Fonte: Patos notícias

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)