Conselho Comunitário de Segurança Pública de Lagoa Formosa realiza reunião nesta quinta (13) para apresentar o Projeto “Olho Vivo”

O encontro com a sociedade lagoense acontece na sede do Rotary Clube, na Rua Coronel Cristino, no bairro Santa Cruz

Notícias | Sociedade

13 Julho, 2023

0

Conselho Comunitário de Segurança Pública de Lagoa Formosa realiza reunião nesta quinta (13) para apresentar o Projeto “Olho Vivo”


O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) de Lagoa Formosa, realiza nesta quinta-feira (13/07) na sede do Rotary Clube, na Rua Coronel Cristino, no bairro Santa Cruz, reunião aberta ao público para apresentar o Projeto de Videomonitoramento no município. O presidente do Conselho, o empresário Thiago Alves de Araújo, conversou com nossa reportagem e falou sobre a provável chegada do “Olho Vivo” na cidade (vídeo).

 

Ainda, de acordo com Thiago, o Projeto de Videomonitoramento Urbano e Rural de Lagoa Formosa é uma iniciativa do CONSEP, com parcerias públicas e privadas. “Dentre os envolvidos estão comércio, produtores rurais, executivo, legislativo, rede bancária e deputados, juntamente com a Polícia Civil e a Polícia Militar” disse o presidente.

O CONSEP de Lagoa Formosa é instituído pelo CCSPLF (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Lagoa Formosa), uma instituição de iniciativa privada e de interesse público municipal conforme lei número 1278/2020.

Já o projeto “Olho Vivo” tem previsão de entrar em funcionamento no final do mês de novembro de 2023. O valor previsto para implantação é de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e de manutenção mensal de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Ele contará com 50 pontos de videomonitoramento, estrategicamente escolhidos, sendo 25 na área urbana e 25 na área rural. O sistema funcionará 24 horas por dia, com a utilização de 5 funcionários especializados e treinados para a função.

A central será instalada no segundo andar do quartel da Polícia Militar de Lagoa Formosa. O sistema contará com a utilização dos equipamentos mais modernos disponíveis atualmente. Com isso, vários recursos serão oferecidos no videomonitoramento, entre eles, a leitura de placas de veículos com integração com o sistema Hélios da Polícia Militar e o sistema Cortex do Ministério da Justiça em tempo real, reconhecimento facial, Inteligência Artificial, reconhecimento com busca por objetos e veículos através de características como cor, marca e modelo.

O sistema também possibilitará a integração com outros já existentes em cidades vizinhas como Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo e Ibiá, promovendo uma ação conjunta entre as unidades policiais de diferentes batalhões em uma mesma ocorrência.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)