CONSEP de Lagoa Formosa, Polícia Militar e Prefeitura Municipal apresentam durante reunião o Projeto “Olho Vivo”

A previsão é de que o videomonitoramento no município seja implantado ainda em 2023.

Notícias | Lagoa Formosa

14 Julho, 2023

2

CONSEP de Lagoa Formosa, Polícia Militar e Prefeitura Municipal apresentam durante reunião o Projeto “Olho Vivo”


O CONSEP de Lagoa Formosa, a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal realizaram na noite desta quinta-feira (13/07), reunião com empresários e população em geral para apresentar o Projeto de videomonitaramento na cidade e zona rural. O evento contou com a participação de vereadores, inclusive de outras cidades do município, de um grande número de empresários da cidade e zona rural, moradores, secretários e do prefeito Edson Machado de Andrade (Didi), que aproveitou para falar da preocupação da atual administração com a segurança pública do município (vídeo).

 

A ação aconteceu na sede do Rotary Club, na Rua Coronel Cristiano, no bairro Santa Cruz. Uma equipe da empresa responsável pelo sistema de videomonitoramento, que já está em funcionamento em várias cidades da região do Alto Paranaíba e estado de Minas Gerais, apresentou ao público presente no local a funcionalidade e vantagens do “Olho Vivo”, que serve como ferramenta para auxiliar nos trabalhos da Polícia Militar. Para a concretização do Projeto é necessário um aporte financeiro no valor de 400 mil reais, sendo que o Conselho já conseguiu com o prefeito municipal e deputados, através de alguns vereadores, a quantia de 600 mil reais.

De acordo com o presidente do CONSEP, Thiago Alves de Araújo, o Projeto de Videomonitoramento Urbano e Rural de Lagoa Formosa é uma iniciativa do Conselho, com parcerias públicas e privadas, entre elas, comerciantes, produtores rurais, executivo, legislativo, rede bancária e deputados, juntamente com a Polícia Civil e a Polícia Militar, a última representada pelos comandantes, Tenente Deyvison (Lagoa Formosa) e Jean (Carmo do Paranaíba).


Thiago ressalta que, o projeto “Olho Vivo” tem previsão de entrar em funcionamento no final do mês de novembro de 2023. O provável valor para implantação é um milhão de reais e de manutenção mensal de sessenta mil reais. Ele contará com 50 pontos de videomonitoramento, estrategicamente escolhidos, sendo 25 na área urbana e 25 na área rural. O sistema funcionará 24 horas por dia, com a utilização de 5 funcionários especializados e treinados para a função.

A central será instalada no segundo andar do quartel da Polícia Militar de Lagoa Formosa. O sistema contará com a utilização dos equipamentos mais modernos disponíveis atualmente. Com isso, vários recursos serão oferecidos no videomonitoramento, entre eles, a leitura de placas de veículos com integração com o sistema Hélios da Polícia Militar e o sistema Cortex do Ministério da Justiça em tempo real, reconhecimento facial, Inteligência Artificial, reconhecimento com busca por objetos e veículos através de características como cor, marca e modelo.

O sistema também possibilitará a integração com outros já existentes em cidades vizinhas como Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo e Ibiá, promovendo uma ação conjunta entre unidades policiais de diferentes batalhões em uma mesma ocorrência. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (39)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(2)

  • LAGOENSE PRESENTE

    Esse Thiago, presidente, é lento demais. Do momento que ele pensa até o momento que ele executa, leva-se uma década, em tudo que ele faz. Fala nesse Olho Vivo há anos, e até hoje nada saiu. Deveria dar lugar a outro. Um outro presidente já teria colocado esse Olho Vivo funcionando há muito tempo.


    16/07/2023 10:33

    Responder
  • JOAO DAS BOTINA

    NAO SABIA QUE O MUNICIPIO DE LAGOA FORMOSA TINHA OUTRAS CIDADES. “ inclusive de outras cidades do município”


    16/07/2023 10:30

    Responder