Continua a temporada de Folias de Reis no município de Lagoa Formosa

A folia do sítio "Cochilo Manso" termina neste sábado (13)

Regionais | Lagoa Formosa

12 Julho, 2019

0

Continua a temporada de Folias de Reis no município de Lagoa Formosa


As folias de reis voltam a agitar o final de semana no município de Lagoa Formosa. As comemorações aos três reis santos tiveram início no mês de maio e só chegam ao fim em setembro. São dezenas de festas e apresentações de folias. Neste sábado (13/07) será realizada mais uma folia no sítio “Cochilo Manso” que tem como festeiros Lázaro José dos Reis Neto e Maria das dores de Silva. Nesta quinta (11) a reportagem do portal de notícias Patos 1 esteve no local no horário de almoço e deparou com centenas de pessoas no local, entre elas, o presidente da Câmara Municipal Rodrigo de Lima Braga (pexe).

O sítio “Cochilo Manso” fica na região do “Sapé” a poucos quilômetros da cidade de Lagoa Formosa sentido Limeira. Além da celebração religiosa, o público presente irá se divertir com música ao vivo todas as noites.  Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no início da formação da identidade cultural do país, e que ainda hoje prevalece vivo nas manifestações folclóricas de muitas partes do Brasil. As festas de reis como são conhecidas na região do Alto Paranaíba, acontecem até o final do mês de Agosto de cada ano. 

Na região, o estilo das Folias sofreram mudanças com o passar dos tempos, mas nos meses de Junho, Julho e Agosto os festeiros reservam tempo especial para organizarem suas folias e manterem vivas suas crenças. As principais festas no município podem prolongar por até uma semana. As Folias de Reis são famosas também por oferecer comida em abundancia aos participantes. Já a tradição “manda” que a coroa seja passada de uma pessoa para outra todos os anos, assim mantendo viva a cultura da Região no Alto Paranaíba. 

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (53)

COMENTÁRIOS (0)