Crise hídrica: Baixos níveis da represa de Nova Ponte preocupam e despertam alertas

Milhões de peixes nativos podem morrer. Geração de energia e a economia podem ser impactados.

Notícias | Meio Ambiente

10 Setembro, 2021

0

Crise hídrica: Baixos níveis da represa de Nova Ponte preocupam e despertam alertas


A represa de Nova Ponte/MG está com menos de 12% da capacidade o que causa danos ao meio ambiente, sobretudo para a fauna de água doce. Além disso, ribeirinhos estão preocupados com o futuro do curso d’água. O movimento “SOS Represa de Nova Ponte” foi criado para alertar o poder público e a sociedade sobre a necessidade de medidas energéticas e rápidas para evitar o colapso.


O site sosnovaponte.org foi lançado em 4 de setembro de 2021 com objetivo de coletar assinaturas para sensibilizar as autoridades e acionar todos os órgãos de gestão hídrica. Em menos de uma semana já foram coletadas quase 600 assinaturas.


O movimento é sem fim lucrativos e busca a preservação da represa de Nova Ponte, localizada na bacia do Rio Araguari, na região do Triângulo Mineiro.


Além de fornecer água para a geração de energia nas usinas hidrelétricas, a Represa de Nova Ponte é importante para o desenvolvimento sustentável das atividades de piscicultura, de turismo e de agropecuária. A preservação é fundamental para garantir o abastecimento de água dos municípios banhados pelo Rio Araguari e afluentes. A fauna e a flora dependem diretamente da preservação deste corpo d’água.


“Precisamos estancar o esgotamento deste lago, a CEMIG informou que o nível pode baixar até o volume morto, o que é a morte anunciada de 15 milhões de tilápias em criatórios e mais milhões de peixes nativos, além da devastação econômica, social e ambiental de toda a região”, informou o SOS – Represa de Nova Ponte.

Por Patos notícias

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS (0)