Duplicação da BR-365 pode começar em 2025
Início das obras depende de liberação ambiental; Maquete eletrônica detalha projeto, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimentos e gerando cerca de 2 mil empregos
A EPR
Triângulo anuncia o cronograma para a duplicação de 36 quilômetros da
BR-365, com previsão de investimento acima de R$ 200 milhões. O projeto,
previsto no contrato de concessão, envolve dois trechos principais: 26,1 km
entre Uberlândia e o trevo de Araguari e outros 10 km entre Patrocínio e o
trevo de Silvano. A obra, que visa melhorar a segurança e a fluidez do tráfego,
será realizada em etapas, com previsão de conclusão total até fevereiro de
2031, conforme os prazos contratuais.
"Isto
é o que está previsto em contrato. A intenção da EPR Triângulo, no entanto, é
antecipar esta importante entrega, pois temos consciência da relevância desta
obra para toda a região. No entanto, eventuais antecipações dependerão,
principalmente, do projeto ambiental, previsto para ser aprovado em 2025",
afirma Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas da EPR.
Além do
planejamento detalhado, a EPR Triângulo também produziu uma maquete eletrônica
em 3D, que oferece uma visão completa das duas frentes de duplicação. A
maquete (clique aqui para acessar aos vídeos) apresenta
cada aspecto do projeto, incluindo acessos estendidos, trevos e pontes que
serão construídos. Os locais exatos de cada acesso ou trevo poderão sofrer
ajustes ao longo da execução. Segundo Diogo Santiago, "A EPR Triângulo
sabe da importância desta obra para as comunidades que utilizam a rodovia, bem
como para o desenvolvimento econômico de toda a região. Além de garantir mais
segurança e conforto em um trecho sinuoso e com intenso movimento atualmente,
essa obra atenderá a um fluxo que deve aumentar substancialmente nos próximos
anos", reforça o diretor-presidente.
O cronograma
estabelece a finalização do projeto executivo até julho de 2025 e o
licenciamento ambiental até agosto do mesmo ano. Caso o projeto executivo e o
licenciamento ambiental sejam aprovados dentro dos prazos planejados, a
primeira etapa das obras está prevista para começar em setembro de 2025, com
término em fevereiro de 2028. Pelo contrato de concessão, a segunda frente de
10 km, partindo de Patrocínio, está planejada para iniciar em 2030 e terminar
até fevereiro de 2031. Como parte do projeto, a nova ponte sobre o Rio Araguari
também poderá ter suas obras iniciadas já em 2025, caso os licenciamentos sejam
finalizados até agosto do ano que vem.
O diretor
executivo da EPR Triângulo, Alejandro Radice, destaca o impacto
da duplicação para o desenvolvimento da região: "Este projeto irá gerar
mais de dois mil empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento
local e beneficiando diretamente as comunidades e negócios da região. Estamos
comprometidos com uma execução que traga segurança e qualidade, atendendo a todos
os requisitos contratuais e ambientais."
O
investimento na duplicação da BR-365, conforme enfatizado pela maquete
eletrônica em 3D, reforça o compromisso da EPR Triângulo com a segurança e a
modernização das rodovias sob sua concessão, trazendo transparência e
informações detalhadas sobre os benefícios e melhorias planejadas. Não há
previsão de instalação de novas praças de pedágio após a duplicação, com o
término completo dos 36 quilômetros programado para fevereiro de 2031, conforme
estipulado no contrato de concessão.
EPR
Triângulo em números
A EPR
Triângulo administra 627 km de rodovias no Triângulo Mineiro e Alto
Paranaíba, incluindo a BR-452, BR-365, MGC-452, MGC-462, LMG-782, LMG-798,
LMG-812, MG-190 e MG-427. A concessionária já investiu, neste primeiro ano de
operações, mais de R$ 450 milhões entre obras e serviços de assistência ao
usuário, como socorro pré-hospitalar e mecânico. Ao longo dos 30 anos de
concessão, a EPR Triângulo realizará investimentos de R$ 5,9 bilhões, sendo R$
1,8 bilhão nos primeiros sete anos.
Sobre a
EPR
A
EPR é uma
plataforma de investimentos em infraestrutura especializada em concessões de
rodovias e mobilidade. O grupo consolida a expertise e solidez da Equipav, com
mais de 60 anos de experiência no setor, e da Perfin Infra, gestora de fundos
de investimentos em infraestrutura, se responsabilizando por um portfólio de R$
25 bilhões de investimentos contratados. A EPR prioriza a
excelência na prestação de serviços, a segurança e o conforto dos usuários das
rodovias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões
onde atua. Hoje, a empresa conta com cinco ativos importantes: EPR Via
Mineira, EPR Vias do Café, EPR Triângulo e EPR Sul de Minas,
em Minas Gerais, e a EPR Litoral Pioneiro, no Paraná, totalizando
2.351 quilômetros de rodovias sob sua administração.
Fonte: FSB