Emater-MG participa da Fenamilho 2016 em Patos de Minas

Regionais | Eventos Culturais

12 Maio, 2016

0

Emater-MG participa da Fenamilho 2016 em Patos de Minas


Festival de Pratos de Milho e Encontro Regional da Mulher do Campo são destaques.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa da  58ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que acontece em Patos de Minas, no período de 19 a 29 de maio, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. A promoção é do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.  Na programação da festa, que teve início em abril, com um dia de campo, a empresa pública mineira já promoveu o Festival de Pratos de Milho, em 11 de maio, e realizará no dia 22 de maio, em local a ser definido, o 39º Encontro Regional da Mulher do Campo.  A Emater-MG participa da Fenamilho há 53 anos, quando inaugurou o escritório no município, em 24 de maio de 1963.

A coordenadora técnica regional de Patos de Minas, Leni Alves de Sousa, destaca que o Festival de Pratos de Milho homenageou, com o troféu Lusmar Costa, três receitas feitas a base de milho. A taça Lusmar Costa é reverência a uma falecida extensionista da Emater-MG, idealizadora do evento. A escolha dos pratos foi feita por uma comissão informal. "O festival não envolve disputas, pois não é um concurso. Seu objetivo é valorizar o milho e incentivar o consumo dele na alimentação humana. É destinado ao público urbano", explica Leni.  De acordo com a técnica, este ano o festival está completando 36 anos.

Já o Encontro Regional da Mulher do Campo é um momento de confraternização e reflexão com o público feminino rural do município e região. "O encontro inclui show sertanejo, almoço, abertura oficial, palestra motivacional e missa na Igreja São Geraldo", explica a coordenadora da regional da Emater-MG.  Ao final da programação do encontro, as mulheres participantes têm livre acesso ao Parque de Exposições, onde também podem desfrutar da agenda que inclui eventos voltados para o agronegócio, como exposições, julgamento de raças, leilões, máquinas e implementos, além de espetáculos culturais como shows e de barracas com comidas típicas.

Produção de Milho

Ao lado da soja e do café, o milho é um importante produto agrícola de Minas Gerais. Dados do Sistema Safra Emater-MG, referentes à primeira e segunda safra do período 2015/2016, mostram uma produção estimada em 7.677,6 mil toneladas em uma área de 1.242,4 mil hectares. Na região do Alto Paranaíba, onde está localizado o município de Patos de Minas, a empresa pública de extensão rural registra no somatório das duas safras (safra e safrinha) uma produção estimada em 1.712 mil toneladas do grão, em área de 214,6 mil hectares.

Segundo a Emater-MG, Patos de Minas tem uma produção estimada em 102,7 mil toneladas, em uma área de 13,5 mil hectares. No ranking estadual, o município ocupa o 13º lugar na produção. O município de Uberaba, no Triângulo, lidera a lista dos maiores produtores, com produção de 759 mil toneladas e área de 111 mil hectares, conforme levantamento estimado da Emater Minas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)