Encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne milhares de pessoas em Lagoa Formosa

O evento religioso aconteceu de 3 a 12 de novembro.

Notícias | Religião

13 Novembro, 2023

1

Encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne milhares de pessoas em Lagoa Formosa


Aconteceu neste domingo (12/11), na cidade de Lagoa Formosa, o encerramento da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. O evento religioso que é tradicional no município teve início no dia 3 de novembro. A cidade recebeu ternos de Moçambique de várias partes da região no encerramento das comemorações. Na parte da manhã os festeiros recepcionaram os visitantes na quadra da escola Alzira Borges, onde foi servido o café matinal, oferecido aos fiéis devotos da santa e comunidade em geral.


De acordo com informações dos organizadores, todos os dias da festa houve novena e visita dos festeiros e do terno de Moçambique de Lagoa Formosa aos bairros da cidade, sendo que um dos pontos de maior destaque da festa são as apresentações que saem pelas ruas mostrando a tradição que prevalece por gerações. Milhares de pessoas participaram das comemorações, entre elas, o prefeito municipal Edson Machado de Andrade (Didi).


Todos os anos o evento acontece na região do Alto Paranaíba no mês de novembro. Em Lagoa Formosa, as apresentações deste domingo (12) começaram na escola Alzira Borges e terminaram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Logo em seguida, os representantes da cultura-afro-religiosa se dirigem ao parque de exposições, onde foi servido o almoço de forma gratuita a todos os presentes.


Com isso, convidados, visitantes e lagoenses passaram pelo local confraternizando com os festeiros, sendo que os portões do parque foram abertos ao público em geral.  Logo após, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas da cidade até a igreja onde foi realizada missa de encerramento, coroação dos novos festeiros e entrega de medalhas aos grupos participantes da festa.

Fotos e vídeo: Clênio César e Adilson Mariano

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (19)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(1)

  • EDMAR EUSTáQUIO DE SANTANA

    É de um significado imenso a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Além de ser uma festa religiosa, tem uma cultura enorme. Muito bonita.


    13/11/2023 16:27

    Responder