Festival de pratos típicos e Encontro da Mulher do Campo

Entretenimento | Sociedade

31 Maio, 2012

0

Festival de pratos típicos e Encontro da Mulher do Campo


Pelo 31ª ano, a Emater-MG vai realizar,  durante a  Fenamilho,  o Festival de Pratos Típicos com Milho. “O objetivo é homenagear e valorizar a cultura do milho, incentivando o consumo do produto na região”, explica a extensionista da Emater-MG, Marli Cambraia. 

Segundo a técnica, podem participar do evento, agendado para o dia 21/05,  moradores da comunidade patense urbana e rural, com a confecção de pratos típicos à base de milho verde ou seco, elaborados exclusivamente para o festival. 

De acordo Cambraia, “estão previstos 600 pratos que serão expostos ao públicos e posteriormente, degustados  numa grande confraternização, durante o festival. Três colaboradores com receitas selecionadas receberão um troféu.
 
Também este ano, a Fenamilho  vai abrigar o 35º Encontro Regional da Mulher do Campo, no dia 10 de junho, numa iniciativa da Emater-MG e parceiros. Entre os objetivos do evento, vale pontuar a confraternização entre integrantes do gênero; o intercâmbio de experiências e o debate sobre diversos assuntos, como a saúde e auto-estima feminina,  e a relação com o meio ambiente. A expectativa é de que participem 500 mulheres, representando cerca de 33 comunidades rurais.
 
Ao lado da soja e do café, o milho é um importante produto agrícola de Minas. Dados do IBGE referente à safra 2011/2012 mostram que o grão rendeu 7.512.794 toneladas  no período, ocupando 1.282.683 hectares de área no Estado. No Alto Paranaíba, o IBGE registra uma produção de 1.818.711 toneladas de milho, em uma área de 231.752 hectares. Já o município de Patos de Minas, palco de uma das maiores festas no Estado, em homenagem ao milho, a produção é de 108 mil toneladas do produto, em 15 mil hectares de área plantada. No país, o milho totaliza uma produção de 65,9 milhões de toneladas, segundo informações da Conab, referente a abril deste ano. O evento começa as 19h no pailão do Parque de Exposições. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG




COMENTÁRIOS (0)