Folias de Reis voltam a movimentar o município de Presidente Olegário nesta quarta-feira (05)

A tradição religiosa movimento toda a região do Alto Paranaíba/Noroeste Mineiro a partir janeiro.

Notícias | Cultura

04 Janeiro, 2022

0

Folias de Reis voltam a movimentar o município de Presidente Olegário nesta quarta-feira (05)


O dia 05 de Janeiro é muito comemorado em Presidente Olegário. A data é feriado municipal, e neste dia são realizadas as tradicionais “Festas de Reis”. As festas ou folias de reis acontecem na cidade e na zona rural do município. As tradicionais Festas de Reis estavam suspensas no município desde o início da pandemia da Covid-19.

Segundo o prefeito Rhenys Cambraia, a liberação para a realização das festas de Reis, só foi possível graças à redução de casos confirmados de Covid-19 no município e o avanço da vacinação. O prefeito ressaltou ainda, que as pessoas devem manter as medidas de prevenção contra a Covid-19, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

De acordo com a cultura da região, o ato é uma manifestação de caráter profano-religioso, sendo que a “Folia de Reis” é uma herança dos colonizadores portugueses, ligada ao período das festas natalinas, sendo uma tradição que se mantém viva no município de Presidente Olegário e no Alto Paranaíba.

Nas festas além da apresentação das folias e reza do terço são servidos em mesa “farta” almoço (frango, carnes diversas, macarrão, arroz e tutu) e ainda deliciosos doces de vários sabores. No sábado (08), as festividades continuam em várias localidades do município.

As festas acontecem em todo o município, como nas comunidades de Ponte Firme, Galena, Vargem Grande, Cruzeiro da Prata, Ilha Grande, Pé do Morro, Charco, Onça, e diversos outros locais. Na cidade também acontecem diversas festas. O dia de Santos Reis é comemorado em 06 de janeiro, mas tradicionalmente é realizado em Presidente Olegário no dia 05 de janeiro, que é feriado municipal.

Por Hamilton Amorim 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)