Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas é demolida e causa comoção nos fiéis

No local será construída uma nova Igreja

Notícias | Religião

15 Dezembro, 2023

0

Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas é demolida e causa comoção nos fiéis


Nesta quinta-feira (14/12), na rua Rui Corrêa, nº 512, no bairro Vila Garcia em Patos de Minas, a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, que celebra 58 anos em 2023, foi demolida e causou comoção a população.

Um vídeo gravado no momento da derrubada revela o desespero de uma das moradoras da redondeza e que era frequentadora da igreja. Dona Maria Auxiliadora, que é defensora da preservação do imóvel, disse estar muito triste, e que chorou muito no momento da demolição.

A Paróquia de Nossa Senhora da Abadia dará lugar à construção de uma nova igreja, que será feita para atender às necessidades do número de fiéis, que aumenta cada dia mais.

HISTÓRIA DA PARÓQUIA 

Em 1965 foi formada uma comissão para construção de uma Igreja no bairro Vila Garcia pedido do Pe. Antônio Dias, pois as missas eram realizadas em um barracão dos Irmãos Gustavos. Esta comissão se incumbiria de tomar todas as providências necessárias no sentido de erguer no bairro esta igreja, a qual ficou para ser dedicada à Nossa Senhora da Abadia.

Esta comissão era constituída por: Salvador Rosa Corrêa (Presidente); Antônio Domingos da Mota (Vice-Presidente); João Maria Martins (Secretário); José Eustáquio Almeida (Vice-secretário); Afonso Silvério Rosa (Tesoureiro); Osvaldo Luiz Ferreira (Vice-tesoureiro). Foi também organizado um grupo de conselheiro, composto pelos seguintes senhores: Antônio Alves Araújo; José Felipe Nascimento, José Maurício, José Manoel Batista; Geraldo Dimas; Joaquim Sebastião Borges; Onofre Alves Pinto; Oliveira Lemos; Sebastião Simão e Sebastião Paulino.

Foi vista a possibilidade de construir a Igreja no terreno do Sr. Chilon; mas ficou decidido que o local mais adequado para a construção seria no velho cruzeiro. Neste terreno havia duas casas velhas, onde moravam duas senhoras. A comissão entrou em acordo com estas senhoras, comprando dois lotes onde construiu as casas para elas, assim o terreno a ser construída a igreja, foi desocupado; onde atualmente é situada a Paróquia N. Senhora da Abadia.

Para arrecadar fundos para a compra destes lotes e também para o início da construção foram realizadas algumas festas. Em 1965 nos dias 19 a 28 de novembro, no local onde era a capela foi feita a festa em louvor a N. Sra. das Graças. Aceitaram a ser festeiros as seguintes pessoas: Antônio Alves Araújo; Antônio Domingo da Mota; José Felipe do Nascimento; Salvador Rosa Corrêa; Sebastião Simão e Onofre Alves Pinto e senhoras e senhoritas Geny Vasconcelos; Maria de Lourdes Soares, Iolanda Maria Helena Silva, Maria Marra Araújo, América Simão Vaz e Sílvia Maria de Jesus.

Em maio de 1966 foi feita outra festa sendo esta realizada em louvor a N. Sra. Aparecida. Eram festeiros José de Matos, José Antônio Evangelista, José Orácio, Antônio Vicente da Fonseca, Olívio Luciano de Oliveira, Domiciano Joaquim de Rezende, Joaquim Ribeiro de Campos, Sebastião Evangelista, Geraldo Dimas, Adolfo Manoel da Silva, e senhoritas: Terezinha José da Mota, Selma Benfica.

Dentro da festa foi realizada uma rifa para que a renda desta fosse melhor. O início da construção foi em setembro de 1966. Com este início houve algumas doações feitas pelo Sr. João Maria, Revmo. Mons. Fleury, Dona Luzia Pereira da Silva.

Quando ergueu as primeiras paredes já começou a celebrar as missas na nova capela, a data da primeira missa não se encontra nos arquivos. A igreja Nossa Senhora da Abadia foi capela da Paróquia N. Senhora do Rosário, tornou-se paróquia no dia 15 de novembro de 1991. Sendo párocos e administradores paroquiais os seguintes padres:

1991 – Pe. Vicente Ferreira de Lima – Pároco

1992 – Pe. João Gonçalves – Pároco

1993 – Pe. Divino José Gonçalves – Pároco

2000 – Pe. José Ronaldo de Oliveira – Adm. Paroquial 

2000 – Pe. Valdinei Batista Pinheiro – Pároco

2006 – Mons. Vanderly Francisco de Sousa

2012 – Pe. Hélio Rodrigues Caixeta

Fonte: Diocese de Patos de Minas

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)