Janeiro branco é o mês de conscientização da saúde mental e emocional

Na campanha Janeiro Branco 2024, ano em que completa 10 anos de existência, o tema escolhido é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”

Notícias | Saúde

11 Janeiro, 2024

0

Janeiro branco é o mês de conscientização da saúde mental e emocional


O mês de janeiro é marcado pelo movimento ‘Janeiro Branco’, uma campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental.

Na campanha Janeiro Branco 2024, ano em que completa 10 anos de existência, o tema escolhido é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”.

O tema não só enfatiza a urgência em tratar da saúde mental, mas também transmite esperança, indicando que ações preventivas podem evitar o agravamento de condições de saúde mental e contribuir para um equilíbrio maior na vida.

A equipe do Clube Notícia conversou com a psicóloga Daniela Rodrigues que ressaltou a importância da família neste momento “Primeira coisa é se sensibilizar com a situação da pessoa, estão se ela está tendo muita dificuldade em realizar atividades habituais, pentear o cabelo, escovar os dentes, tem dificuldades até mesmo de levantar até da própria cama, as vezes não tem tanta energia para trabalhar, primeira coisa que a gente precisa ter consciência, isso não é preguiça, não é falta de Deus, essa pessoa esta em estado de adoecimento e precisa de ajuda.”

O que é a campanha Janeiro Branco e como surgiu?

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa brasileira que visa promover a conscientização sobre a saúde mental. O projeto nasceu em 2014 e foi idealizado por psicólogos em Uberlândia, Minas Gerais. À princípio, esses profissionais abordavam pessoas na rua dando pequenas palestras sobre saúde mental para criar uma cultura sobre o tema.

O objetivo central da campanha é encorajar a discussão sobre a saúde mental na sociedade, desmistificar questões relacionadas a transtornos mentais e incentivar a busca por ajuda e tratamento adequado.

O mês de janeiro não foi escolhido ao acaso, esse mês simboliza um novo começo, um momento propício para reflexão e a criação de novos objetivos, incluindo o cuidado com a saúde mental. A cor branca representa a ideia de uma página em branco, onde novas histórias podem ser escritas.

Apesar de ser lei em centenas de municípios brasileiros, somente em 25 de abril de 2023, foi criada a Lei Federal N°14.556, marcando um compromisso formal do governo brasileiro com a promoção da saúde mental no país. Essa legislação representa um avanço significativo na conscientização e no tratamento da saúde mental no Brasil, reforçando a importância de abordagens preventivas e educativas na área da saúde mental.

Por Clube notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)