Jovens de escolas públicas de Patos de Minas criam soluções inovadoras no Senac X; conheça as ideias vencedoras

Evento do Sistema Fecomércio MG premiou três projetos com foco em sustentabilidade, logística de entregas e trabalho freelancer na gastronomia

Notícias | Gerais

04 Dezembro, 2025

0

Jovens de escolas públicas de Patos de Minas criam soluções  inovadoras no Senac X; conheça as ideias vencedoras


O Senac X, programa de formação empreendedora e tecnológica do Sistema Fecomércio MG voltado para estudantes do ensino médio, movimentou o ecossistema de inovação em Patos de Minas ao reunir 70 alunos de escolas públicas para propor soluções criativas para problemas reais do mercado. Realizado entre 24 e 29 de novembro no Espaço Casa Flor, o evento teve três equipes premiadas por projetos que vão da sustentabilidade às entregas inteligentes. 

Durante seis dias, os estudantes participaram de monitorias, levantamento de dados, pesquisa de mercado, além de atividades lúdicas e dinâmicas para descompressão, conduzidas em parceria com profissionais do Sesc. O evento também contou com a participação de autoridades, empresários e representantes do setor de inovação de Patos de Minas. 


"Os jovens mostraram compromisso, responsabilidade e muita criatividade do início ao fim do Senac X. Ver esse nível de qualidade em ideias desenvolvidas por alunos tão novos surpreendeu a equipe e os jurados", afirma Iara Carolina Gomes Rosa, analista de programas vocacionais do Senac MG. 

As ideias premiadas 

Os estudantes foram divididos em oito grupos e apresentaram suas ideias de inovação para uma banca avaliadora. Em primeiro lugar ficou o grupo Ecostraw, que propôs a criação de um novo material para substituir as tradicionais sacolinhas plásticas, utilizando palha de milho, glicerina e amido de milho. Os alunos chegaram a produzir o material e demonstrar sua eficácia e durabilidade. 

Ao reaproveitar a palha de milho, que muitas vezes é queimada no campo e contribui para a poluição, o projeto oferece uma nova destinação a esse resíduo agrícola e reduz o impacto ambiental associado ao plástico.  

Em segundo lugar, ficou o grupo Easy Entregas, que idealizou um aplicativo voltado a resolver um problema comum do e-commerce: a dificuldade de receber encomendas no endereço e horário corretos.  A proposta é que, quando a entrega estiver pronta para ser realizada, a distribuidora envie uma mensagem ao destinatário perguntando onde ele está naquele momento e se pode receber o pedido. O cliente compartilha sua localização exata e o entregador segue até esse ponto, evitando devoluções, entregas frustradas ou pacotes deixados em locais inadequados. 


Em terceiro lugar, o grupo Deal Up apresentou uma plataforma que conecta freelancers da área de gastronomia a estabelecimentos que precisam de reforço pontual na equipe. Na apresentação, o exemplo utilizado foi o de um restaurante que, de última hora, fica sem o chapeiro: pela plataforma, o estabelecimento registra a necessidade específica e profissionais cadastrados podem se candidatar para atuar naquele turno ou dia. 
 

Legado inovador 

Para a diretora do Senac em Patos de Minas, Francislene Chagas, a primeira edição do Senac X no município deixa um legado que vai além dos projetos premiados, ao fortalecer o vínculo entre escola, mundo do trabalho e ecossistema de inovação local. "Ao longo de uma semana de imersão, 70 alunos de escolas estaduais da região tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades, ampliar horizontes e se perceber capazes de propor soluções para desafios reais da nossa comunidade", afirma.  

Ela destaca que a presença de profissionais que são referência em inovação no município ajudou a elevar o nível das propostas e aproximar ainda mais os estudantes do mercado. "Recebemos manifestações de interesse em apoiar algumas das soluções construídas e, principalmente, em abrir portas para que parte desses jovens inicie sua jornada profissional. É incrível testemunhar a transformação que o Senac promove por meio da educação e ver uma geração com energia, sensibilidade aos desafios reais e ousadia para construir um futuro mais inovador, consciente e sustentável", avalia a diretora. 

Os primeiros colocados receberam troféus e todos os 70 estudantes serão convidados, ao longo de 2026, a participar de novos cursos do Senac voltados a potencializar suas competências e aproximá-los ainda mais do mercado de trabalho. 

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Patos de Minas? 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.? 

O?Senac em Patos de Minas?é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA. Presente na cidade desde 2002, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, conta com infraestrutura completa, com laboratórios de informática, estética, auditório, laboratório de enfermagem, biblioteca e salão de beleza pedagógico, todos bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.?? 

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.? 

Fonte - Rede Comunicação

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)