Mães de crianças autistas da cidade de Lagoa Formosa criam associação para buscar inclusão e atendimento de qualidade

Nesta terça-feira (2/4) é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007.

Notícias | Sociedade

02 Abril, 2024

0

Mães de crianças autistas da cidade de Lagoa Formosa criam associação para buscar inclusão e atendimento de qualidade


Um grupo de mães da cidade de Lagoa Formosa criou recentemente uma associação com o objetivo de buscar melhor qualidade de vida e atendimentos especializados para os filhos. No Brasil já existem várias leis de proteção aos autistas, mas a maioria das pessoas não tem conhecimento delas. Nossa reportagem conversou Aline Leal e Aline Fernandes, duas mães de autistas, que falaram sobre o mês de abril, que é dedicado à conscientização do autismo (vídeo). 



 

As mães ressaltam também que, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº13.146/2015) representa um marco importante na ampliação dos direitos dos autistas em diversas áreas, incluindo trabalho, saúde, educação e infraestrutura.

 

A Lei exige que os municípios se adaptem para proporcionar acessibilidade a essas pessoas, garantindo que as cidades sejam mais inclusivas. Além disso, A LBI estabelece punições rigorosas para atos descriminatórios e protege os direitos fundamentais das pessoas atípicas.

 

Entre os direitos autistas garantidos pelo estatuto estão:

 

- Suporte Escolar Gratuito

- Acessibilidade nos Transportes

- Acessibilidade online

- Prioridade no Imposto de Renda e Processos Judiciais

 

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC/LOAS)

 

Esse já é um direito dos autistas pela Lei nº 8742/93. Ele assegura o recebimento de pelo menos 1 salário mínimo mensal para aqueles que comprovem não ter condições financeiras para garantir seu sustento ou de suas famílias. Para se qualificar ao Benefício Assistencial, é necessário comprovar o autismo por meio de relatório médico e submeter-se á perícia médica realizada pelo INSS.

 

OUTROS DIREITOS AUTISTAS IMPRESCINDÍVEIS

 

Existem inúmeros outros direitos autistas que também são muito importantes para dar suporte legal a pessoas atípicas, veja alguns:

 

- Vaga especial de estacionamento

- Isenção de IPTU e IPTA

- Desconto na Conta de Luz

- Desconto em Passagens Aéreas

- Meia-entrada em eventos

- Redução da carga horária de trabalho de pais de autistas (concursados)

- Fila preferencial

-Professor apoio através de laudo médico, sem custo para o aluno.



 

Ainda, de acordo com Aline Fernandes e Aline Leal, desta terça-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, até o final do mês de abril, estarão sendo realizadas inúmeras ações na cidade de Lagoa Formosa com objetivo de levar informações à população, como forma de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é dividido em três níveis, sendo leve, moderado e severo. 


Para finalizar, as mães disseram que outro fator enfrentado pelos pais é em relação aos custos dos atendimentos, sendo que na cidade não possui tratamento para autismo. Com isso, é preciso deixar o domicílio para realizar qualquer tipo de procedimento. No caso de Lagoa Formosa, o local mais próximo para esse tipo de tratamento é em Patos de Minas.  

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)