No dia mais frio do ano em Lagoa Formosa internautas registram água congelada e geada na zona rural do município

Notícias | Meio Ambiente

20 Julho, 2021

0

 No dia mais frio do ano em Lagoa Formosa internautas registram água congelada e geada na zona rural do município


Em uma das madrugadas mais fria dos últimos tempos no Alto Paranaíba, moradores do município de Lagoa Formosa registraram pontos de geada e até água congelada nos encanamentos.


Na comunidade de Campina Verde (pindura), uma internauta fotografou a cobertura de “gelo” que se formou no teto de um veículo. Ela também enviou para nossa redação um vídeo em que a água de um encanamento estava parcialmente congelada.  


Película de gelo formada sobre veículo na comunidade rural de Campina Verde. Foto: Cris Cristina


Água sai congelada da mangueira em Campina Verde. Foto: Cris Cristina

No decorrer da manhã desta terça-feira (20/07) internautas também usaram as redes sociais e postaram vídeos e fotos de geada em diversas regiões do município de Lagoa Formosa. Em uma plantação de chuchu na região de Campo Bonito o orvalho que caiu, congelou as folhas.


A geada desta terça (20) atingiu uma plantação de chuchu na comunidade de Campo Bonito. Foto: redes sociais

A geada é um fenômeno muito conhecido do produtor rural, e causa  grande preocupação devido aos prejuízos econômicos que provoca nas lavouras. Causada pelo congelamento dos tecidos vegetais, ela provoca a morte das plantas ou suas partes (folhas, ramos, frutos, caule), em função da baixa temperatura do ar, que atinge 0°C, havendo ou não a formação de gelo sobre os tecidos.

Fotos e vídeo: Cris Cristina e redes sociais 

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)