Oito cães morrem queimados durante noite de incêndios criminosos em Rio Paranaíba

As queimadas destruíram várias áreas de preservação ambiental

Notícias | Meio Ambiente

20 Setembro, 2021

0

Oito cães morrem queimados durante noite de incêndios criminosos em Rio Paranaíba


E os incêndios criminosos em diversas partes de Rio Paranaíba na madrugada desta segunda-feira (20), causaram prejuízos irreparáveis tanto para o meio ambiente quanto à economia de famílias carentes do município. Os atos criminosos iniciaram ainda na noite de domingo (19). Inicialmente um incêndio no Loteamento Jardim América, nos fundos do Parque do Zarico devastou uma área de preservação ambiental.


O fogo alto podia ser visto em diversas partes da cidade. Já a área de prevenção ambiental que fica nos bairros São Francisco e Samambaia também foi incendiada. De acordo com as informações, o fogo queimou cerca de 3 hectares, ou seja, 30 mil metros quadrados de área ao redor da nascente que abastece a cidade.


Ambientalistas estão preocupados com a grande quantidade queimadas clandestinas registradas em Rio Paranaíba nos últimos dias, principalmente, próximo às áreas de preservação ambiental ou nascentes d’água.  Além da seca que castiga toda região e o sudeste do país, os incêndios criminosos também contribuem para que o abastecimento de água seja afetado.


De acordo com o professor da Universidade Federal de Viçosa, Alberto Filho, responsável pelo projeto Rio Paranaíba mais verde, a falta da mata pode acarretar na diminuição do volume de água nas nascentes, aliado à crise hídrica que ocorre atualmente. Ele conta ainda que a rearborização pode regenerar, mas deve demorar pelos menos 20 anos. “A falta da mata pode acarretar na diminuição do volume de água nas nascentes, somado ao fato que já estamos passando por uma crise hídrica. A rearborização pode regenerar, mas demora pelo menos uns 20 anos”, acrescentou.


E não foram somente as áreas de preservação ambiental que foram atingidas por incêndios criminosos nos últimos dias em Rio Paranaíba.    O “lixão” que fica na parte baixa da cidade foi vítima de criminosos, além da vegetação, além dos materiais recicláveis dos trabalhadores.

Uma mulher que trabalha no local recolhendo material reciclável, disse que todo material que ela e os outros trabalhadores tinham guardado foi queimado, sendo que o prejuízo gira em torno de 5 mil reais. Nick, Ela contou ainda que, oito dos cães que ficavam no local morreram queimados em meio às chamas.

Em conversa com a redação via telefone, a trabalhadora que é conhecida pelo nome de “Nick” pede ajuda da população para se reerguer, já que perdeu tudo que tinha para o sustento da família. Quem puder ajudar, entre em contato através do telefone: (34) 9 9990-8268.

 

Redação e fotos: Gilberto Martins 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)