Padre Vanderci, que já foi pároco em Lagoa Formosa é encontrado morto

O clérigo foi achado sem vida no banheiro da Casa do Clero – Bom Pastor onde morava em Patos de Minas

Notícias | Religião

26 Agosto, 2021

0

Padre Vanderci, que já foi pároco em Lagoa Formosa é encontrado morto


Foi encontrado morto no início da tarde desta quinta-feira (26/8),  padre Vanderci Ataíde Santana. O clérigo de 55 anos foi achado sem vida na Casa do Clero – Bom Pastor, anexo ao Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, na Rua Virgilino Cunha, no Bairro Jardim Panorâmico em Patos de Minas. A perícia da Polícia Civil esteve no local e constatou que morte foi por causas naturais, sem indícios de violência.


O Bispo Diocesano de Patos de Minas Dom Claudio Nori Sturm esteve na Casa do Clero e lamentou  a morte do padre. Dom Claudio disse que Vanderci havia pedido dispensa da Paróquia São Pedro e São Paulo e residia no local, onde foi encontrado sem vida. Natural de Ibiá, Vanderci era padre há 28 anos e já trabalhou em diversas paróquias da região, inclusive em Lagoa Formosa.

Dom Claudio disse ainda que em breve a assessoria de comunicação da Mitra Diocesana de Patos de Minas vai divulgar detalhes sobre velório e sepultamento. O corpo do padre foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML de Patos de Minas para realização de exames para confirmar a causa da morte.

História do Padre Vanderci Ataíde Santana


Vanderci era padre há 28 anos. Foto: Arquivo pessoal.

O padre que é natural de Ibiá, em 1976 ingressou-se na 1ª série do primeiro grau, na Escola Estadual Dom José Gaspar, em Ibiá, permanecendo nesta referida instituição até o ano de 1983, concluindo a 8ª série.

Em 1984 transferiu-se para a cidade de Patos de Minas/MG, ingressando-se no Seminário Menor Pio XII, buscando a formação eclesiástica para o sacerdócio. Neste ano, também, matriculou-se no colégio Fonseca Rodrigues, cursando o 1° ano do segundo grau.

 

No ano de 1985 em Patos transferiu-se para o Colégio Nossa Senhora das Graças onde ali permaneceu até o ano de 1986 concluindo o curso de Magistério e recebendo a Habitação em magistério de 1º grau. No ano de 1987, matriculou-se no curso de Letras, pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Araxá. Cursou nesta instituição dois períodos, vindo posteriormente trancar a matrícula em virtude do curso de Filosofia, o qual foi feito no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá; em seguida, nesta mesma instituição, fez o curso de Teologia, recebendo aí o ministério de Leitorato e Acolitato.

Em 1987 fez o curso de Extensão promovido pela faculdade de Araxá, com o tema: visão de conjunto – treinamento em supervisão e gerência. Em 1988 pela mesma instituição, outro curso de Extensão com o tema: O Homem e a Educação como Processo. Em 1991, promovido pela Secretária Municipal de Saúde de Araxá, participa do 1º Encontro Metafísico. Em 1994, em Romaria/MG, participou do curso de Questionamento Inteligente (Consultoria em vendas).

Em 1994, em Patos de Minas, ingressou-se na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Patos de Minas, cursando até o ano de 1996, o curso de História no qual fez Licenciatura Plena. Em 1995, participou, promovido pela Escola Olivetti, do curso de Informática. Em Patos de Minas, além de estudante, trabalhou como Diácono na Catedral de Santo Antônio em 1992, como presbítero, a partir de 1993, no Seminário Menor Pio XII e na Paróquia de Major Porto.

Em 1995 e 1996 trabalhou como Pároco na Paróquia de São João Batista em Patos de Minas, em julho de 2002 assumiu como Pároco a Paróquia São José Operário em Carmo do Paranaíba/MG até setembro de 2009.

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)