Palestras evidenciam a produção do espaço urbano de Patos de Minas e o legado deixado por Olegário Maciel

O Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e a empresa Água e Terra Gestão ambiental, promoveram, às 19 horas de segunda-feira (22/06), no Teatro Municipal Leão de Formosa, o colóquio “Patos: polis, política e urbanidades”. O debate teve como objetivo discutir, em uma perspectiva histórica, a lógica de produção do espaço urbano no inicio do século XX e o legado deixado por Olegário Dias Maciel como urbanista. O Diretor de Cultura, Memória e Patrimônio da Prefeitura, Vane Pimentel, fez a abertura do evento, agradecendo às presenças e destacando a importância das parcerias de todos os setores da sociedade para a preservação do patrimônio histórico de Patos de Minas.
Em nome da Água e Terra Gestão Ambiental, falou Tiago Ribeiro, Sócio Administrador da empresa, que apresentou os resultados do convênio de cooperação técnica firmado entre a empresa e o MuP. Ele informou que o convênio tem como objetivo a preservação de acervos arqueológicos coletados em projetos de licenciamento ambiental promovidos pela empresa e que referencia a região de Minas Gerais, no qual o Museu está inserido. Dessa forma, o resultado do acordo está ligado diretamente à preservação dos achados resultantes do trabalho da empresa, bem como ao correto acondicionamento do acervo nas dependências do MuP. O Museu recebeu melhorias em seus espaços nos termos do acordo, como contrapartida pela cessão do espaço.
O Sócio Administrador da empresa informou, ainda, que os resultados do ano de 2014 apontam que o Patrimônio Cultural de Patos de Minas está em 8º lugar entre os 853 municípios mineiros avaliados. Sendo assim, para consolidar ainda mais a parceria, a empresa lançará o projeto “Eu tenho um projeto de vida”, o qual difundirá a necessidade do uso consciente dos recursos naturais.
De acordo com o Arquiteto Alex de Castro, a exposição retrata “a importância de Olegário Dias Maciel na percepção e na estruturação do tecido urbano de Patos de Minas, ele que era engenheiro e teve a visão de crescer a cidade para a chapada, construindo sua casa numa área em que ele entendeu ser a melhor para o desenvolvimento de Patos de Minas”. Por fim, convidou a todos para interagirem com a Casa e conhecerem in loco a vida desse importante personagem de Patos de Minas.
O momento mais esperado da noite foi a apresentação da Professora Doutora Rosa Maria Ferreira da Silva, cuja tese de doutorado versa sobre o processo de desenvolvimento e crescimento da cidade. A Professora evidenciou que foi em busca de historiografias e dos memorialistas para a elaboração de sua tese, embasada também em documentos da época, como cartas, atas de reuniões da Câmara, fotografias, mapas, entre outros.
Em sua fala, a Professora Doutora Rosa Maria Ferreira da Silva contextualizou a construção da Casa de Olegário Maciel, que foi objeto de muitas reflexões feitas durante a explanação. Ela contou detalhes pessoais e profissionais da vida do engenheiro e político brasileiro, que culminaram na construção estratégica de sua Casa em Patos de Minas, considerada uma das mais importantes edificações históricas da cidade. De forma descontraída e rica em detalhes, a Professora narrou inúmeros episódios, abarcando disputas políticas entre as famílias Macieis e Borges, crescimento da cidade do Norte para o Sul e contendas da época.
O colóquio envolveu a comunidade acadêmica, por meio dos cursos de Arquitetura, Urbanismo e História, e diversas autoridades, entre elas os vereadores patenses Francisco Carlos Frechiani, Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) e Otaviano Marques de Amorim, que consideram o evento de tamanha relevância histórica, cultural, social e política.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Fonte: Vanderlei Gontijo