Parte dos servidores da rede estadual de educação entram em greve por tempo indeterminado

O Presidente do Sind-UTE Patos de Minas, Ricardo Barreto explica que no município e região ainda não é possível mensurar o número de servidores que vão aderir ao movimentos grevista

Notícias | Educação

09 Março, 2022

0

Parte dos servidores da rede estadual de educação entram em greve por tempo indeterminado


Nesta terça-feira (8/3/2022), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou Assembleia Estadual, na oportunidade servidores da rede estadual de educação aprovaram, uma greve por tempo indeterminado.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG explica a situação enfrentada com a falta de políticas salarias. “O governo Zema descumpre um direito legal, sabe da nossa reivindicação desde o primeiro dia da gestão, em 2019, e não apresentou nenhuma política de valorização salarial para a Educação. O Piso é Lei e não vamos abrir mão!”

Ela explica que Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB’s), por exemplo, recebem menos de um salário-mínimo. “Enfrentamos um empobrecimento estrutural e o governo precisa cumprir a lei. Dignidade remunerativa é um direito. Já notificamos o governo sobre a paralisação e a possibilidade de aprovarmos na Assembleia a greve na Rede Estadual, a partir do próximo dia 9 de março.”

O Presidente do Sind-UTE Patos de Minas, Ricardo Barreto explica que em Patos de Minas e região ainda não é possível mensurar o número de servidores que vão aderir ao movimentos grevista, mas afirmou que vários profissionais já demonstraram apoio a causa.

“Estamos lutando pelas perdas salariais que tivemos ao decorrer dos anos, que foi confirmada pelo não pagamento do piso salarial de acordo com o FUNDEB ao longo desses anos,” explicou Barreto.

Barreto também explica que os profissionais da educação também estão se posicionando contra o Regime de Recuperação Fiscal que é proposto pelo governo estadual.

O Superintendente Regional de Educação de Patos de Minas, Carlos Coimbra, também foi procurado pela reportagem e relatou que ainda está apurando os fatos e deve se posicionar no decorrer do dia sobre o assunto.

Confira a entrevista na íntegra:

Redação: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)