Patenses presenciam Superlua e Lua de Sangue na mesma noite um fenômeno que só voltará a acontecer no ano de 2033

Notícias | Cultura

26 Setembro, 2015

0

Patenses presenciam Superlua e Lua de Sangue na mesma noite um fenômeno que só voltará a acontecer no ano de 2033


A natureza ofereceu um espetáculo marcante na noite desse domingo, 27 de setembro. Os patenses acompanharam a olho nu a combinação de um eclipse lunar total e uma superlua. O eclipse total da Lua pôde ser observado durante mais de uma hora, das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.

O astro, que não produz luz própria e aproveita a que recebe do Sol, esteve alinhado com o Sol e a Terra. Em seu ponto mais próximo da Terra e em fase cheia, a Lua parece maior e mais luminosa, por isso é chamada de superlua. Além disso, o eclipse total fez com ela ficasse vermelha, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033.

A Lua desapareceu do nosso campo de visão, privada dos raios solares, e reapareceu pintada de vermelha – por isso, também é conhecida como "lua sangrenta" ou "lua de sangue". As duas primeiras luas vermelhas do ciclo 2014-2015 ocorreram em abril e setembro do ano passado, a terceira ocorreu em abril deste ano e a última ocorreu neste domingo.

Fonte: G1

Fonte: Chrís Vieira

Chris Vieira

patos1@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)