Patos de Minas - Câmara apresenta andamento das obras de revitalização do Palácio dos Cristais

40% da revitalização do prédio já foi concluída

Notícias | Política

17 Janeiro, 2026

0

Patos de Minas - Câmara apresenta andamento das obras de revitalização do Palácio dos Cristais


O andamento da obra de revitalização do Palácio Dona Filomena, mais conhecido como Palácio dos Cristais, em Patos de Minas, que futuramente voltará a abrigar a Câmara Municipal, foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira (16).

De acordo com Paulo César Caixeta, chefe da Divisão de Informática da Câmara Municipal e fiscal da reforma, a obra segue um planejamento previamente estruturado e analisado. Segundo ele, a etapa de infraestrutura já foi executada, incluindo a retirada do piso antigo e a construção de um novo contrapiso, que irá receber o revestimento em granitina. Também já foram instalados os drywalls em todos os gabinetes, restando agora a passagem do cabeamento estruturado de dados e voz, além da parte elétrica.

Por se tratar de um prédio tombado pelo patrimônio histórico, o servidor destaca que todas as intervenções exigem cuidado especial e autorização prévia dos órgãos competentes. Reuniões mensais são realizadas com o setor de Patrimônio Público para análise das demandas da Câmara e liberação das etapas da obra. Atualmente, entre oito e dez trabalhadores atuam diretamente no local, número que pode variar conforme a fase dos serviços executados.

Neste momento, os trabalhos estão concentrados principalmente na estrutura dos banheiros, com a execução da parte hidráulica. Ao todo, 40% da revitalização do prédio já foi concluída.

A engenheira civil e fiscal de obras terceirizadas da Prefeitura, Luísa Álvares, explicou que reformas em prédios históricos costumam apresentar imprevistos. Segundo ela, qualquer intervenção precisa ser previamente consultada junto ao patrimônio, o que inclui demolições, alterações estruturais e mudanças arquitetônicas. Ainda assim, Luísa garante que a obra não foi paralisada em nenhum momento e segue dentro do cronograma. Eventuais atrasos iniciais, provocados por ajustes necessários, já foram compensados.

Entre as surpresas encontradas durante a execução da reforma, a engenheira citou problemas no contrapiso, que não suportaria o novo revestimento, além de paredes e estruturas que precisaram de reforço após a retirada de revestimentos antigos.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Cabo Batista, informou que o investimento previsto para a revitalização é de pouco mais de R$ 2,6 milhões. Ele reconheceu que, devido a mudanças não previstas inicialmente, o valor final pode sofrer pequeno acréscimo, mas ressaltou que todas as decisões são tomadas com cautela, sempre em diálogo com o setor de patrimônio, para evitar desgastes e garantir a preservação do prédio.

Quanto ao prazo, a previsão inicial era de dez meses, mas o presidente acredita que a obra possa ser concluída em até um ano, com possibilidade de mudança da Câmara para o local ainda neste ano, por volta do mês de outubro. Um dos pontos que pode impactar o cronograma é a instalação do elevador, já adquirido, que garantirá acessibilidade ao prédio.

Representando o Corpo de Bombeiros, o tenente Renato Melo explicou que a corporação acompanha a atualização do projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico. Segundo ele, a reforma também vai adequar o prédio às normas de segurança, assegurando proteção tanto para os servidores quanto para a população que irá frequentar o espaço.

Segundo informações colhidas no local, posteriormente, será realizado um processo licitatório para a construção de um anexo, de até seis andares, nos fundos do imóvel, com o objetivo de promover melhor a distribuição dos gabinetes parlamentares e viabilizar a construção do plenário, espaço destinado à realização das reuniões legislativas.

Confira a reportagem da Rádio Clube 98:

Fonte: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)