Patos de Minas - Operação Apate fiscaliza Postos de Combustíveis na cidade
No município, foram fiscalizados 36 bicos de abastecimento e coletadas duas amostras de gasolina aditivada, selecionadas pela Sejusp

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Procon Municipal, participou nesta terça-feira (12/8) da segunda etapa da Operação Apate, considerada a maior ação integrada de fiscalização voltada à proteção do consumidor realizada no município nos últimos cinco anos. As inspeções ocorreram simultaneamente em postos de combustíveis de Patos de Minas, Montes Claros, Campo Belo e Itabirito.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a operação contou com a participação da Secretaria de Estado da Fazenda, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público de Minas Gerais (por meio do Procon-MG), Fórum dos Procons Mineiros e do próprio Procon de Patos de Minas, que solicitou a inclusão da cidade nesta etapa.
No município, foram fiscalizados 36 bicos de abastecimento e coletadas duas amostras de gasolina aditivada, selecionadas pela Sejusp. Entre as irregularidades encontradas, estavam aferidores sem validade do Inmetro, ausência ou cálculo incorreto do percentual obrigatório de álcool na gasolina e termodensímetros de etanol sujos, comprometendo a leitura correta. Amostras com divergência no teor de álcool serão submetidas à análise laboratorial para confirmação.
O objetivo da ação foi combater fraudes, assegurar a qualidade e a quantidade correta dos combustíveis vendidos, além de verificar documentação e infraestrutura dos postos, garantindo segurança no comércio e proteção aos direitos dos consumidores. Os testes de qualidade e quantidade foram conduzidos pelo Ministério Público/Procon, conferindo a precisão das bombas medidoras.
Fonte: Clube Notícia