Patos de Minas - Primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é diagnosticado

A Prefeitura comunicou que seguirá protocolo de prevenção estabelecido pela Superintendência Regional de Saúde

Notícias | Saúde

25 Março, 2024

0

Patos de Minas - Primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é diagnosticado


A reportagem da Rádio Clube98 conversou com Vanessa Pereira, Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses a respeito do primeiro caso de transmissão autóctone de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Patos de Minas.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão.

O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas cães.

Sintomas:

Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, principalmente se esteve em uma área onde a doença esteja ocorrendo.

Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas e descamações da pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas, busque a Vigilância Municipal ou os serviços de Controle de Zoonoses, Canil Municipal ou outro similar.

A Prefeitura comunicou que seguirá o protocolo de prevenção estabelecido pela Superintendência Regional de Saúde.

Confira a entrevista:


 Fonte: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)