Peão de Lagoa Formosa participa da LIVE Festa do Feijão nos dias 24 e 25 de setembro

O evento será transmitido ao vivo pelos canais Youtube, Festa do Feijão e ACR rodeio

Notícias | Lagoa Formosa

15 Setembro, 2021

0

Peão de Lagoa Formosa participa da LIVE Festa do Feijão nos dias 24 e 25 de setembro


O Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Formosa realiza nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, a 1ª Live Rodeio Festa do Feijão. O evento acontece na arena do Parque de Exposições “Lázaro Caixeta Mundim” que está há quase dois anos sem receber um evento festivo. O peão de Lagoa Formosa Lucas Junior Braga de Camargo, “Purga”, 25 anos, que nos últimos dias foi o 5º colocado no Rodeio de Barretos está entre os competidores que irão participar da disputa.


Em conversa com nossa redação, o lagoense ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos peões de rodeio nos últimos dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus. Lucas disse que passou a maioria desse tempo conciliando outras atividades com os treinamentos, enquanto aguarda a volta dos rodeios profissionais. Ele contou que em 2021 já participou de quatro LIVES com montarias, sendo que em todas elas ele obteve ótimos resultados.


LEIA TAMBÉM

Live Rodeio Festa do Feijão acontece nos dias 24 e 25 de setembro em Lagoa Formosa

Competidor de Lagoa Formosa inicia nesta quinta (2) busca por título inédito em sua cidade natal

Então nesses dois anos de pandemia eu participei de 4 LIVES e fui finalista em todas. Participei em Santa Juliana em prol do hospital do câncer, participei na Fazenda Santa Bárbara em Uberlândia onde fiquei em terceiro lugar, fui numa em Floreal no Interior de São Paulo e fiquei em segundo; já em Barretos terminei na quinta colocação”, contou Lucas. O peão agora vai participar da LIVE Rodeio Festa do Feijão em sua terra natal, Lagoa Formosa.


CARREIRA DO PEÃO

As dificuldades para os competidores do rodeio brasileiro começam muito antes deles se tornarem de fato profissionais. Para Lucas Junior Braga de Camargo, o ‘Purga’, foi preciso enfrentar sol e chuva, calor e frio pelas ruas de Lagoa Formosa, juntar centavo por centavo até conseguir dinheiro suficiente para comprar uma corda americana, utensílio indispensável para quem é atleta de montaria em touros.

Os treinos, desde criança, foram naquela regra do início de carreira de todo competidor: montando em bezerros escondido. “Matávamos aula para ajudar um amigo tirar leite e depois montar nos bezerros”, lembra Purga, que hoje tem 23 anos. “E tinha um latão que colocamos em uma árvore, ficávamos um bom tempo nele”. Isso fez com que a afinidade pelo esporte fosse ficando mais forte, logo um amigo que era competidor o deixou treinar em garrotes maiores e aos 16 anos foi ao seu primeiro rodeio, e de uma forma muito engraçada.

“Eu era menor de idade, não podia montar, deixaram meu nome fora do sorteio, e um amigo tropeiro voltou um touro. Eu terminei o evento em terceiro lugar. Foi ali que eu carimbei meu passaporte para o rodeio”. Em 2013 veio seu primeiro título, em Carmo do Parnaíba/MG, mesma cidade que montou oficialmente pela primeira vez. Em Lagoa Grande/MG, veio o segundo título e as oportunidades começaram a aparecer com mais frequência, montou no Fivela de Prata, Circuito Rodeio Bulls, rodeios importantes como Fenamilho, em Patos de Minas/MG, e Lagoa Formosa, sua terra natal. Foi montando em sua cidade, em 2017, que ganhou a atenção da ACR – Associação dos Campeões de Rodeio.

Ser um competidor não é fácil, principalmente quando se machuca. E Lucas machucou. “Períodos em que as dúvidas, as incertezas e as dificuldades para conseguir dinheiro preocupavam. Precisei trabalhar por mês para me manter. Mas como tudo na vida é conquista, Lucas conseguiu seu lugar e a cada evoluiu nas competições. Foi preciso enfrentar sol e chuva, calor e frio pelas ruas de Lagoa Formosa, juntar centavo por centavo até conseguir dinheiro suficiente para comprar uma corda americana, utensílio indispensável para quem é atleta de montaria em touros”, concluiu.

Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: Cavalus

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)