PM prende quadrilha que roubou cerca de 100 cabeças de gado

Policiais militares do 45º Batalhão tiraram de circulação uma quadrilha envolvida em roubo de gado na região de Entre Ribeiros, município de Paracatu. Por volta das 19h de ontem, 28, a Polícia Militar recebeu uma informação dando conta que homens, armados e encapuzados, renderam o caseiro de uma fazenda e roubaram mais de 100 reses. Antes de fugir, os criminosos amarraram e trancaram as vítimas em um banheiro da propriedade.
Imediatamente, guarnições do 45º Batalhão montaram uma operação de cerco e bloqueio e repassaram as características dos ladrões para cidades vizinhas. Um dos funcionários da fazenda contou que, por volta das 6h, ia para a cozinha fazer café quando foi abordado por quatro homens, armados com revólveres. Sem qualquer motivo, os criminosos passaram a agredir e a ameaçar de morte o trabalhador rural.
MOMENTOS DE TERROR
Os marginais queriam informações sobre objetos de valor, armas, munições e arreios e, se chegaria alguém ao local naquele momento. O homem contou que, durante todo o tempo, foi espancado por um dos criminosos, moreno, baixo e com cicatriz e tatuagem em um dos bracos. O agressor dizia que havia assassinado uma pessoa, recentemente, no Bairro chapadinha, e que não lhe custava nada matar outra. O funcionário ainda teve que cozinhar para o bando.
Por volta das 13h30, outra vitima, também funcionário da fazenda, chegou para tratar do gado e também foi abordada, rendida e ameaçada de morte pelos autores. Às 14h, mais duas vitimas, que apareceram na propriedade, foram amarradas com corda e fita adesiva e trancadas no mesmo banheiro, sendo constantemente ameaçadas de morte. Debochados, os marginais tiraram fotos das pessoas e disseram que se fossem presos voltariam para matá-las. E que, antes de irem embora, roubariam pelo menos 100 cabeças de gado.
Os funcionários da fazenda conseguiram desamarrar os nós por volta das 18h30min e acionarem a policia. Um deles contou que há uma semana, dois homens ocupando uma motocicleta Honda CG-150, preta, rondaram as imediações da fazenda e que, no momento que os autores retiraram o capuz, ele reconheceu um dos marginais como sendo o motociclista.
Com essa informação, os policiais militares fizeram rastreamento e encontraram a moto em uma residencia na rua F, Bairro Nossa Senhora de Fátima. A mãe do suspeito, identificado como Ânderson, contou que o filho havia saído de casa às 3h, dizendo que iria fazer um serviço de pintura em uma fazenda. Ele retornou às 21h, foi detido, questionado e conduzido para a delegacia local.
Ainda durante o rastreamento, uma guarnição de João Pinheiro abordou, dois caminhões em um posto de gasolina, conduzido por Hariston T.C., dirigido por Claudecy J.S., transportando 44 cabeças de gado. Questionados, os suspeitos disseram que conseguiram notas fiscais, com saída do município de Uruana de Minas e destino a outra fazenda, em Coluna-MG, com o condutor de um veículo preto, possivelmente Pajero.
Hariston e Claudecy disseram que estava em Paracatu, desde segunda-feira, 27, com os outros sete caminhões aguardando a ordem de seu patrão, que não disseram o nome, para roubar o gado. Ele seguiram para a fazenda, alvo da quadrilha, em uma caminhonete preta e, depois, voltariam para Guanhães, também em MG.
Durante a madrugada desta quarta-feira, 29, os militares apreenderam, na cidade de Curvelo, mais cinco carretas com outra carga de gado. Em João Pinheiro, localizaram mais dois veículos do mesmo tipo também transportando mais reses roubadas. Os nove motoristas foram conduzidos para a delegacia de Paracatu.
Os policiais militares do 45º Batalhão, comandado pelo Major Carlos Sandro de Oliveira Aquino, continuam as diligências em toda a região na tentativa de localizar outros possíveis integrantes da quadrilha.
Fonte: PM Paracatu