Polícia Militar do Meio Ambiente de São Gonçalo do Abaeté apreende arma de fogo e animais da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro

A polícia Militar Ambiental de São Gonçalo do Abaeté apreendeu nesta Sexta-Feira (05/07) em uma fazenda do município, 02 (dois) filhotes de catitu (porco do mato), 01 (uma) espingarda e uma grande quantidade de munição. O fato aconteceu na fazenda Nossa Senhora de Lourdes, durante fiscalização. O autor foi preso por posse ilegal de arma de fogo, sendo que a mesma estava com a documentação vencida.
De acordo com informações do Sargento Pinheiro, da Polícia Militar Ambiental, durante patrulhamento pela região de São Gonçalo do Abaeté, a equipe policial composta ainda pelos Soldados Junio e César, chegaram até a sede da fazenda, onde durante fiscalização, constataram que o proprietário da fazenda, havia capturado 02 filhotes da espécie catitu (porco do mato) e os mantinham em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.
Em conversa com o autor, ele disse ter capturado os animais silvestres em sua fazenda. Perguntado se possuía munições, arma de fogo ou materiais ilícitos em sua residência, o autor Raphael Lucas Porto, 77 anos, informou que possuía uma espingarda, mas que a mesma estava com a documentação legalizada. os militares ao conferirem a arma e sua documentação, constataram que o registro estava com data de validade vencida desde agosto de 2012 e não havia sido providenciada a renovação do registro.
Com o consentimento do proprietário, os policiais realizaram uma busca no interior de sua residência, onde foram encontradas 05 (cinco) munições calibre 28 deflagradas, 26 (vinte e seis) e munições intactas de diversos calibres, alem de frascos contendo chumbo, pólvora e espoleta. Diante do exposto, o autor foi informado de seus direitos constitucionais e foi preso em flagrante delito, sendo conduzido e entregue ileso na Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Abaeté, juntamente com a arma, os animais e todo material apreendido.
Os animais após serem examinados por profissional competente, que atestou estarem em boas condições para a soltura, foram posteriormente soltos em seu habitat natural. O caititu é chamado de porco-do-mato devido à sua aparente semelhança com os javalis, mas não tem relação com o suíno. A espécie apresenta uma cauda vestigial e um focinho alongado com disco móvel terminal, patas curtas e delgadas e pés pequenos proporcionalmente ao resto do corpo.
Fonte: Vanderlei Gontijo