Polícia Militar faz parceria com a ANATEL para bloquear telefones roubados e furtados
A pareceria vale para todo o pais

O comandante da 90ª Cia de Polícia Militar de Carmo do Paranaíba, Capitão Diomásio, concedeu entrevista recentemente ao repórter Júlio César do Portal de Notícias tonamidiacp, onde apresentou a parceria firmada entra a PM e a ANATEL, sobre a Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc), que é uma plataforma por meio da qual é possível bloquear aparelhos celulares roubados e/ou furtados de forma online.
De acordo com o militar, o bloqueio pode ser feito de forma rápida, sendo feita apenas através do número celular, dados pessoais e do boletim de ocorrência (BO). “O bloqueio é fácil e rápido, o primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência e, em seguida entrar no site e fazer o bloqueio do celular, caso de dúvida a vítima pode procurar a Polícia Militar” destacou Capitão Diomásio.
A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (CBLOC) opera através de um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). “O bloqueio poderá ser feito em menos de três cliques e deverá ser pedido pela internet até 48 horas após o registro da ocorrência”, conta o militar.
Ainda, de acordo com informações, uma equipe da secretaria vai providenciar a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até 24 horas. Com esse sistema, não há mais necessidade de fornecer o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (imei) do aparelho. Caso a vítima consiga recuperar o telefone, basta entrar em contato com a Anatel para o desbloqueio.
Diomásio informa que com o bloqueio do aparelho, além da garantia de que o infrator não vai usar o objeto, o crime se torna menos atrativo e o mercado clandestino desse tipo de equipamento fica menos rentável e procurado. Ele destacou ainda que, de posse do aparelho, acabavam ficando expostas informações pessoais sensíveis, como mensagens de texto e até questões que envolvem segurança.
Endereço para bloqueio de celular:http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/
Foto: Júlio César