Prefeito de Patos de Minas fala sobre atraso na entrega de kits escolares e falta de professores

Prefeito Luís Eduardo Falcão concedeu coletiva para explicar motivos desses atrasos.

Notícias | Educação

10 Março, 2022

0

Prefeito de Patos de Minas fala sobre atraso na entrega de kits escolares e falta de professores


Crianças que possuem alguma necessidade especial, como autistas, necessitam de um professor apoio da rede municipal para poder auxiliar durante o processo de ensino-aprendizagem. Durante coletiva realizada na última quarta-feira (09/03), o prefeito Luís Eduardo Falcão abordou o assunto em coletiva de imprensa. O prefeito deixou claro o compromisso em ofertar um ensino de garantia e qualidade para todos.

O prefeito explicou que, na prática não é tão fácil, não é somente o município contratar novos professores, “No ano passado tínhamos 30 professores apoio, este ano tem os mesmo 30 e mais 78 professores que foram contratados. Porém, a demanda cresceu muito além do previsto. Precisamos de muitas coisas para poder resolver essa situação, recurso financeiro, superar a burocracia da lei de responsabilidade fiscal, o município só pode gastar com o pessoal cerca de 50% do orçamento, e já está próximo disso. Precisamos encontrar saídas para não incorrer improbabilidade administrativa,” disse.

O prefeito disse que o levantamento é feito sempre à medida que a demanda cresce. O motivo apontado pelo prefeito seria a saída de alunos do ensino estadual para o ensino municipal, “De repente saíram das escolas particulares e vieram para as escolas municipais. O número estimado, em um cenário ideal, além dos 108 que estão trabalhando, a gente teria que contratar ainda entre 50 e 70 professores para atender a demanda”.

Sobre as CMEIs o prefeito ainda informou que está trabalhando na contratação de servidores para que possam funcionar em dois turnos.

KITS ESCOLARES

No final do mês de janeiro o prefeito de Patos de Minas Luis Eduardo Falcão, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Sônia Silveira fizeram o anúncio que os alunos da rede municipal receberiam a ajuda de kits escolares até o final do mês de fevereiro. Estamos com 10 dias já do mês de março e os kits não chegaram às mãos das crianças.

Na tarde ontem quarta-feira (09), durante uma coletiva de imprensa, Falcão deu esclarecimentos, sobre esse atraso, segundo ele, o que era previsto para ser entregue no mês passado, deve chegar agora no mês de abril, “Talvez a gente tenha cometido o erro de anunciar e de ter passado a data. Mas ocorre muito isso no serviço público, os fornecedores, as empresas, a gente contrata, têm um prazo, e o pessoal de repente não consegue cumprir aquele prazo por situações de mercado”.

O prefeito afirmou que os alunos que não tiverem condições financeiras de adquirir seus materiais receberão total apoio da Secretaria Municipal de Educação, “Tem essa previsão desses materiais a mais que não vinham para os estudantes, mochilas, garrafinhas d’água, uma série de materiais. Estamos trabalhando para que esses alunos não tenham seus rendimentos afetados. E mesmo esses materiais chegando em abril, ele é perene, não será desperdiçado e poderá ser utilizado a qualquer tempo,” disse.

Redação: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)