Profissionais dos anos iniciais da rede estadual de ensino de Patos de Minas retornam na segunda-feira (21)

Notícias | Educação

20 Junho, 2021

0

Profissionais dos anos iniciais da rede estadual de ensino de Patos de Minas retornam na segunda-feira (21)


As regras da onda amarela em Patos de Minas, entram em vigor na segunda-feira (21/06), desta forma os profissionais dos anos iniciais da rede estadual de ensino de Patos de Minas, retornam as atividades.

Já o retorno para os alunos dos anos iniciais ( 1º ao 5º ano) está prevista para o dia 28 de junho, considerando o modelo híbrido.

Carlos Coimbra, Superintendente Regional de Ensino de Patos de Minas, explicou para o jornalismo da Rádio Clube 98, que alguns pais de aluno optaram por permanecerem no regime remoto e desta forma esses alunos vão continuar realizando os trabalhos do Plano de Estudo Tutorado – PET.

Carlos Coimbra também ressaltou que as escolas da rede estadual, estão se preparando para o retorno, desde o final do ano passado, segundo Carlos Coimbra o retorno nesse momento para os anos iniciais, acontece com toda segurança necessária e seguindo todos os protocolos.

Porém, é importante ressaltar que o retorno dos alunos, no dia 28 de junho, depende da próxima classificação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O Superintendente Regional de Ensino ressalta que caso a Microrregião regrida para onda vermelha na próxima semana, os alunos não poderão retornar.

Onda amarela ou verde

De acordo com o Minas Consciente, sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

A retomada das atividades escolares presenciais se dará a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos.

Essa dinâmica gradual e alternada - de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos - deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias também fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos das informações da respectiva unidade de ensino.

No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Na semana do dia 21/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Regressão para onda vermelha

Ainda sobre o critério de mudança de onda, se algum município der o início ao acolhimento dos professores, mas tiver regressão da onda para vermelha antes da recepção dos alunos, a volta dos estudantes fica suspensa até que seja possível evoluir para as ondas com indicadores mais amenos, no caso, a amarela e a verde.

Contudo, é importante ressaltar que se a recepção presencial aos alunos já tiver sido inicializada e o município regredir para a onda vermelha, as atividades presenciais continuarão ocorrendo. Nestes casos, a diferença será nos protocolos sanitários que se tornam mais rígidos, conforme determinado pelo protocolo sanitário da SES/MG.

Redação: Clube notícia

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)