Projeto "Encurtando a Distância para o Saber" pela Polícia Militar do Meio Ambiente auxilia na educação escolar

Entretenimento | Cultura

26 Outubro, 2012

0

Projeto


A 10ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito preocupada com a educação, desenvolveu na sede da Cia o (CEAT) Centro de Educação Ambiental e Trânsito. Onde recebe todos os dias crianças e adolescentes para assistirem palestras de diversos temas relacionados ao meio ambiente e ao trânsito, além de proporcionarem uma visita a TRANSITOLÂNDIA, Museu do Cerrado e ao estande Caminhos do Paranaíba.

 Os espaços foram criados com o intuito de educar e conscientizar as pessoas que passarem pelo local para que um futuro melhor seja alcançado, sem destruição e violação ao meio ambiente. Assim como o respeito às leis de trânsito para que o bem mais precioso seja preservado: a vida.

O transporte é um grande problema para as escolas públicas, que alegam não possuírem  fundos para tal finalidade . Pensando neste problema a 10ª CIA PM IND MAT, desenvolveu o  projeto’’ Encurtando a Distancia para o Saber’’ , que junto ao  Conselho Integrado de Meio Ambiente (CIMA)  conseguiu levantar verbas para garantir o transporte gratuito a estas escolas.

 A 10ª Cia PM Ind MAT, através do projeto, têm recebido, todos os dias, uma turma de alunos das escolas públicas do perímetro urbano de Patos de Minas, de forma a serem realizadas cinco visitas semanais.

 Ressalta-se que, embora este projeto,ofereça o transporte gratuito para os alunos de escolas públicas, as visitas continuam sendo marcadas normalmente, desde que o transporte, seja garantido pela escola interessada.

  Os espaços do CEAT são:                                           

AUDITÓRIO DA CIA PM - Espaço com capacidade para receber 60 pessoas assentadas. Possui retroprojetor e equipamento de som. Aqui é ministrada a parte teórica, é o primeiro lugar por onde os alunos passam.

TRANSITOLÂNDIA - Uma réplica das rodovias que pertencem à área de fiscalização da 10ª CIA PM IND MAT, neste local é explicado de forma clara e dinâmica a legislação e algumas normas de circulação, também é ensinado  conceitos relevantes ao meio ambiente. Aqui é a segunda etapa da visita ao CEAT.

MUSEU DO CERRADO - Animais endêmicos do cerrado foram taxidermizados e aqui os alunos podem ver de perto espécies raras e que estão ameaçadas de extinção. Esta é a terceira etapa da visita e a preferida pela maioria dos alunos.

CAMINHOS DO PARANAÍBA - O Rio Paranaíba é o principal rio da nossa região. Uma equipe fez uma expedição pelos municípios pelos quais ele percorre, na área de atuação da  10ª CIA PM IND MAT e registrou através de fotos como este rio vem sendo tratado. Neste espaço os alunos podem visualizar as condições em que o Rio Paranaíba está e refletir o que pode e deve ser feito para ajudá-lo.

As visitas podem ser agendadas, através dos telefones: 198 ou (34) 3818-6100.

 

Fonte: Juliana Araújo/Polícia Ambiental




COMENTÁRIOS (0)