Provas do ENEM em Patos de Minas terminam neste domingo (06) e candidatos aproveitam para manifestar conta PEC 241

O Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM- onde os candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve os portões fechados às 13h00. As provas estão sendo aplicadas dede ontem (05) e terminam hoje (06/11). Registramos muita tensão entre os estudantes que aguardavam ansiosos pelo teste. Um efetivo maior da Polícia Militar realizou o isolamento do trânsito nas imediações do campus, para dar maior segurança aos participantes.
A escolta das provas também foi feita com o apoio da Polícia, garantindo a integridade do material preparado para aplicação do Exame. Mas como em todos os anos acontecem, alguns deixaram para a última hora por motivos variados acabaram não conseguindo chegar a tempo de encontrar os portões abertos.
Neste primeiro dia são 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza, para serem resolvidas em um tempo de 4h30. A área de ciências da natureza e suas tecnologias abrangem os conteúdos de química, física e biologia. Em ciências humanas e suas tecnologias, as provas são de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais. A previsão é de que cerca de 8 mil pessoas participem do Enem 2016 em Patos de Minas.
Alunos da UFU de Patos de Minas realizaram manifestação silenciosa em frente ao Unipam, portando cartazes em protesto contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. O temor dos universitários é de que a medida seja aprovada no Senado, uma vez que segundo eles, a iniciativa do governo prevê congelamento e corte de recursos também para a área da educação.
Autor: Marília Borges/ Patos já com Agência Brasil.
Fonte: Vanderlei Gontijo