Rede de Proteção de Lagoa Formosa realiza caminhada de conscientização sobre o abuso e exploração sexual de menores

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas, o abuso sexual e a exploração sexual

Notícias | Lagoa Formosa

01 Junho, 2023

0

Rede de Proteção de Lagoa Formosa realiza caminhada de conscientização sobre o abuso e exploração sexual de menores


A Rede de Proteção à criança e ao adolescente de Lagoa Formosa, constituída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estaduais, APAE, Secretaria Municipal de Saúde, CAPS e Polícia Militar, sob a coordenação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou nesta quarta-feira (31/05) uma Caminhada no centro da cidade, alertando a população sobre a importância de “falar sobre”, ouvir e denunciar toda e qualquer forma de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (VÍDEO).

 

No mês conhecido como "Maio Laranja", o dia 18 é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar todos os cidadãos a agirem em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Moreira, e a presidente do CMDCA, Juliana Borges da Fonseca Brandão, falaram sobre o evento (VÍDEO).

 

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas, o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Na maioria das vezes, o abusador possui algum vínculo com a vítima. Já a exploração sexual envolve uma relação de "comercialização", onde o sexo é fruto de uma troca de favores, presentes ou dinheiro e também é exploração sexual a produção de material pornográfico infantil (filmes, vídeos, fotos, sites).

A data de 18 de maio faz menção à história de Araceli Cabrera Crespo, uma menina capixaba de apenas nove anos que na mesma data, em 1973, foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido nos fundos do Hospital Infantil de Vitória. O crime prescreveu e os agressores não foram punidos. Esse lamentável episódio causou grande comoção, que resultou no movimento em defesa dos direitos da criança e adolescentes, e, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Federal nº 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sra. Maria Moreira de Andrade, destacou a ação realizada em Lagoa Formosa como muito positiva, uma vez que reuniu muitas pessoas em prol do mesmo objetivo, proteger as crianças e adolescentes do Município. Para a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sra. Juliana Borges da Fonseca Brandão foi muito importante a realização da caminhada por envolver adolescentes, jovens e adultos junto com a rede de proteção para alertar a sociedade sobre os Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a população deve denunciar anonimamente através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou procurar o Conselho Tutelar por meio dos telefones (34) 3824-1578 e (34) 99673-4698.

Por Juliana Borges da Fonseca Brandão

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (44)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)