Réptil invade loja no Centro de Patos de Minas e causa pavor nos funcionários
O Teiú saiu de um imóvel e foi direto para dentro do estabelecimento comercial na Rua José de Santana
Na manhã desta sexta-feira (24/10), o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência inusitada em uma loja localizada na Rua Olegário Maciel, no Centro de Patos de Minas.
O chamado ocorreu após funcionárias avistarem um Teiú (também conhecido como tiú) dentro do estabelecimento. Assustadas com a presença do animal, elas pediram auxílio à equipe de resgate.

Os bombeiros rapidamente compareceram ao local e realizaram a captura segura do réptil, que mede aproximadamente um metro de comprimento. Após o resgate, o animal foi avaliado e, por não apresentar ferimentos, será devolvido à natureza, em área de mata adequada para sua sobrevivência.
Sobre o tiú
O tiú (nome popular do teiú, Salvator merianae) é o maior lagarto do Brasil, podendo atingir até 1,5 metro de comprimento. Apesar da aparência assustadora, não é um animal agressivo e só ataca se se sentir ameaçado. Ele é comum em áreas rurais e urbanas, principalmente durante o calor, quando sai em busca de alimento.
Esses répteis se alimentam de frutas, insetos, pequenos roedores e ovos, e são importantes para o equilíbrio ambiental. Em geral, preferem fugir ao confronto e procuram abrigo em locais frescos, como quintais, galpões e, eventualmente, comércios.
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se deparar com animais silvestres, a população não tente capturá-los e entre em contato imediatamente com o serviço de emergência pelo telefone 193.
Fonte: Clube Notícia
