Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa realiza blitz educativa sobre o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O evento aconteceu em frente ao pelotão da Polícia Militar na Avenida Brasil.

Notícias | Lagoa Formosa

20 Maio, 2022

0

Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa realiza blitz educativa sobre o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar e CRAS, em parceria com a Polícia Militar, realizou uma blitz educativa no dia 18 de maio de 2022, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Lagoa Formosa

Esta data lembra o caso ocorrido com a menina Araceli Crespo, que foi raptada, estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 18 de maio de 1973. No ano 2000, com a publicação da Lei nº 9.970, o Brasil adotou o dia 18 de maio como símbolo de luta para que histórias como a de Araceli não se repitam.

Outras ações também foram realizadas pela Secretaria, como entrevista em emissora de rádio, faixas alusivas ao tema afixadas em ruas da cidade. Já nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS, o tema foi trabalhado com crianças e adolescentes, através do “Semáforo do Toque”. Ainda estão previstas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de contação de histórias e distribuição de cartilhas educativas às crianças.

Adesivos alusivos ao evento e com a frase "proteja nossas crianças" foram distribuídos 

O objetivo principal do CMDCA é fazer com que a temática seja amplamente divulgada, discutida em todos os lugares, para que haja sempre mais conscientização das pessoas, sobretudo sobre a importância de denunciar toda e qualquer forma de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O abuso e a exploração sexual são formas de violência sexual, e toda violência é uma violação de direitos. Todo ato de violação de direitos deve ser denunciado. Por meio da Campanha “Maio Laranja” pretende-se fazer o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. E isso só é possível com o apoio da família, da sociedade.

A ligação para o Disque 100 é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar. Em Lagoa Formosa, as denúncias podem ser feitas também pelos telefones do Conselho Tutelar: (34) 3824-1578 e (34) 99673-4698 e ainda com a Polícia Militar através do 190.

Texto: Juliana Borges da Fonseca Brandão – Presidente do CMDCA e Assistente social do CRAS Dona Clara

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (15)

COMENTÁRIOS (0)