Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde realizam ação de combate às drogas em Lagoa Formosa

O evento foi realizado no centro da cidade

Regionais | Lagoa Formosa

28 Junho, 2019

0

Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde realizam ação de combate às drogas em Lagoa Formosa


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e Conselho Tutelar, realizou nesta quarta-feira (26/06) ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do NASF, para conscientização da população sobre o uso de entorpecentes, no Dia Internacional de Combate às Drogas. O projeto também contou com o apoio da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade que participou com professora e alunos.

A data de 26 de junho foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas ou Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi definida em Assembleia Geral através da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou seja, uma média de 243 milhões de pessoas usam drogas ilícitas.

Além disso, há uma média de 27 milhões de pessoas que consomem regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência provocada pelo consumo, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas. No Brasil, o consumo de drogas se tornou uma questão de saúde pública. Em 2012, o país era o segundo maior consumidor de substâncias entorpecentes perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados retirados no segundo Relatório Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nesta semana, afim de combater essa realidade em diversas partes do país aconteceram ações que visam prevenir e combater o uso de substâncias ilícitas e abuso do álcool. Dentre as ações, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) também é um dos mecanismos encontrados para o combate e prevenção do uso de narcóticos. E consiste num esforço continuo entre Polícia Militar, escolas e familiares para contribuir na formação de jovens longe do uso de drogas.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Juliana Borges da Fonseca Brandão, o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), em parceria com a Pastoral Familiar ainda promoverá uma Palestra com o tema: a Família e a Prevenção ao Uso de Drogas, no dia 21 de Agosto, às 20H15, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, sendo que o evento é liberado à população em geral.

Matéria e fonte: Juliana Borges da Fonseca Brandão – Coordenadora do CRAS

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (11)

COMENTÁRIOS (0)